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Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade, promovida pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação e com apoio do CNPq e MCIT, contou com 95 projetos apresentados. O evento ocorreu de forma remota, entre os dias 20 e 22 de outubro, envolvendo 48 escolas estaduais de 17 municípios da região, além de duas escolas municipais e uma particular.

Conforme a coordenadora do evento, Cláudia Mendes Mählmann, “foi um ótimo resultado e superou as expectativas quanto ao número de apresentações, considerando que havia a possibilidade de menos trabalhos serem apresentados devido a dificuldades com o acesso à internet ou de disponibilidade de horários”.

A coordenadora considera que as apresentações terem sido realizadas em formato online possibilitou aos alunos o acesso a partir das suas casas ou escolas, facilitando a participação. Por outro lado, em algumas localidades, o sinal da internet é muito fraco e as apresentações não conseguiram ser realizadas conforme o esperado. “Isso envolveu mais tempo além do previsto porque o sinal da internet não se mantinha constante, impedindo a projeção do trabalho e o material que os alunos tinham preparado. Mas, foram poucos casos.”

Para conferir as apresentações acesse o link https://www.youtube.com/channel/UCYPmSwzVhE5XUFBL2E_BXCg

 

Qualidade dos projetos       

Ao fazer uma avaliação sobre os projetos apresentados, a professora reforçou que “foram trabalhos de riqueza única, alguns bem característicos dos locais onde as escolas estão inseridas. Percebemos a satisfação dos estudantes ao apresentarem seus projetos e o orgulho dos professores desses alunos que realizaram estes trabalhos com tanta dedicação. ”

Ainda com relação à qualidade, Cláudia Mählmann conta que “haviam projetos voltados para resolver um problema específico da comunidade, de melhoria de sua qualidade de vida, de tornar a comunidade mais feliz e mais unida nesse período pandêmico. Criatividade não faltou a estes trabalhos e mostrou jovens preocupados com assuntos sensíveis e sérios. ” Ela ressalta que “todos os trabalhos foram muito bons: esta é a opinião de toda a comissão organizadora que participou destes três dias de apresentações”.

Os professores orientadores incentivaram seus alunos e envolveram a comunidade escolar, colaborando com os bons resultados do evento.  

 

Novas etapas

Com as apresentações finalizadas, a Feira de Ciências tem novas etapas a serem realizadas: “agora vamos elencar os trabalhos destaques desta edição. São três por categoria, conforme está previsto no nosso regulamento. A primeira categoria é o Ensino Fundamental Anos iniciais – de 1º ao 5º ano; a segunda, Ensino Fundamental - anos finais – do 6º ao 9º ano; a outra é o Ensino Médio; e a quarta é o Ensino Técnico. ”, apontou a coordenadora do evento.

A partir dos destaques, os alunos de Ensino Médio e Técnico premiados terão a possibilidade de atuar em projetos da Universidade até janeiro de 2022. E para os destaques do Ensino Fundamental serão disponibilizados cursos, capacitações e oficinas. Após esse momento, serão organizados os resumos para serem publicados no site da Feira. Também existe planejamento de publicar um e-book com os trabalhos destaque.

 

 

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Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade, promovida pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação e com apoio do CNPq e MCIT, contou com 95 projetos apresentados. O evento ocorreu de forma remota, entre os dias 20 e 22 de outubro, envolvendo 48 escolas estaduais de 17 municípios da região, além de duas escolas municipais e uma particular.

Conforme a coordenadora do evento, Cláudia Mendes Mählmann, “foi um ótimo resultado e superou as expectativas quanto ao número de apresentações, considerando que havia a possibilidade de menos trabalhos serem apresentados devido a dificuldades com o acesso à internet ou de disponibilidade de horários”.

A coordenadora considera que as apresentações terem sido realizadas em formato online possibilitou aos alunos o acesso a partir das suas casas ou escolas, facilitando a participação. Por outro lado, em algumas localidades, o sinal da internet é muito fraco e as apresentações não conseguiram ser realizadas conforme o esperado. “Isso envolveu mais tempo além do previsto porque o sinal da internet não se mantinha constante, impedindo a projeção do trabalho e o material que os alunos tinham preparado. Mas, foram poucos casos.”

Para conferir as apresentações acesse o link https://www.youtube.com/channel/UCYPmSwzVhE5XUFBL2E_BXCg

 

Qualidade dos projetos       

Ao fazer uma avaliação sobre os projetos apresentados, a professora reforçou que “foram trabalhos de riqueza única, alguns bem característicos dos locais onde as escolas estão inseridas. Percebemos a satisfação dos estudantes ao apresentarem seus projetos e o orgulho dos professores desses alunos que realizaram estes trabalhos com tanta dedicação. ”

Ainda com relação à qualidade, Cláudia Mählmann conta que “haviam projetos voltados para resolver um problema específico da comunidade, de melhoria de sua qualidade de vida, de tornar a comunidade mais feliz e mais unida nesse período pandêmico. Criatividade não faltou a estes trabalhos e mostrou jovens preocupados com assuntos sensíveis e sérios. ” Ela ressalta que “todos os trabalhos foram muito bons: esta é a opinião de toda a comissão organizadora que participou destes três dias de apresentações”.

Os professores orientadores incentivaram seus alunos e envolveram a comunidade escolar, colaborando com os bons resultados do evento.  

 

Novas etapas

Com as apresentações finalizadas, a Feira de Ciências tem novas etapas a serem realizadas: “agora vamos elencar os trabalhos destaques desta edição. São três por categoria, conforme está previsto no nosso regulamento. A primeira categoria é o Ensino Fundamental Anos iniciais – de 1º ao 5º ano; a segunda, Ensino Fundamental - anos finais – do 6º ao 9º ano; a outra é o Ensino Médio; e a quarta é o Ensino Técnico. ”, apontou a coordenadora do evento.

A partir dos destaques, os alunos de Ensino Médio e Técnico premiados terão a possibilidade de atuar em projetos da Universidade até janeiro de 2022. E para os destaques do Ensino Fundamental serão disponibilizados cursos, capacitações e oficinas. Após esse momento, serão organizados os resumos para serem publicados no site da Feira. Também existe planejamento de publicar um e-book com os trabalhos destaque.

 

 

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