Estudantes do 7º semestre do curso de Farmácia da Unisc promoveram uma ação de conscientização para a prevenção do câncer de pele com a orientação do uso do fotoprotetor. A atividade ocorreu de 12 a 16 de dezembro, no Campus da Universidade e na praça Getúlio Vargas de Santa Cruz do Sul, reforçando a campanha Dezembro Laranja, instituída pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para alterar quanto ao câncer de pele.

A iniciativa foi trabalhada dentro da disciplina de Cosmetologia e culminou com a elaboração de um folder ilustrativo para promover a conscientização de pacientes, comunidade universitária e público em geral quanto ao uso correto de protetores solares e cuidados da pele. “Os alunos abordaram as pessoas, informando sobre a maneira de se expor ao sol, ganhando com os seus benefícios, e, ao mesmo tempo, protegendo-se dos riscos, assim como a forma correta do uso de fotoprotetores” explicou a professora Arlete Klafke.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele (não melanoma) é o de grande incidência no Brasil, sendo maior que o câncer de próstata e de mama. Estudos indicam que o aumento de queimadura solar, com bolhas e dor, aumenta o risco de câncer de pele, sendo, por isso, importante a proteção diária durante toda a vida.

A professora Arlete Klafke disse, ainda, que o uso do filtro solar diariamente é o maior aliado à proteção contra esse tipo de câncer, sendo que existem vários tipos de protetores solares, cada um indicado para um tipo de pele. “Os produtos devem ser reaplicados de duas em duas horas e não somente em horários de lazer ou diversão. Os fotoprotetores da radiação UVA e UVB devem contar com fator solar mínimo de 30. Outros hábitos como usar óculos de sol, evitar o sol entre 10h e 16h, assim como usar chapéu e camiseta também são preconizados”, acrescentou.

Além de alertar a população em relação aos perigos da exposição ao sol, a campanha teve como objetivo permitir que os alunos do curso de Farmácia pudessem ter um contato mais próximo com a população, fator fundamental para o processo de formação qualificada.

*Publicado por Josemar Santos

*Publicado por Josemar Santos