Desde 2014, o Dezembro Laranja faz parte do cotidiano das pessoas, quando a Sociedade Brasileira de Dermatologia iniciou a campanha envolvendo inúmeras cearas da Medicina, no sentido de buscar sensibilizar a população sobre conscientização e prevenção contra o câncer de pele. Em tempos de pandemia, para que essa data tão importante não passasse em branco, a Liga Acadêmica de Oncologia da Unisc, coordenada pelo professor Silvio Balzan, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS) e com a Clínica Saint Gallen - Ações e Terapias em Saúde, propôs uma campanha on-line, via YouTube, com o título Vamos conversar sobre o Câncer de Pele? Orientação, manejo e prevenção!

A atividade contou com a participação da oncologista clínica, Mauren Fronckowiak Salis, do cirurgião-oncologista, Alex Schwengber, e do dermatologista Ismael Rauber Schmitt. Na oportunidade, foi dada ênfase à importância da investigação anual da pele, já que, segundo o Instituto Nacional de Câncer, os tipos de câncer de pele não melanomas correspondem a 30% de todos os tumores malignos registrados, assim como à possibilidade de tratamento dessas lesões quando diagnosticadas.

Outro tipo de câncer de pele que teve destaque nas falas dos palestrantes foi o melanoma, que, apesar de representar 3% das neoplasias malignas da pele, é o mais grave, devido a sua possibilidade de disseminação para outros órgãos, reforçando a importância de avaliar manchas novas, as quais mudam seu padrão de cor, textura etc.

As palestras tiveram um papel importante para traçar o caminho que o paciente deve seguir antes de apresentar lesões e também a partir de um diagnóstico. O conteúdo está disponível em: https://youtu.be/sNjr5jbvk9A