Foram realizadas palestras sobre agronegócio e gestão na atividade agrícola. Nos próximos dias, serão abertas as inscrições para uma nova turma em 2023

No último dia 8, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), campus Sobradinho, promoveu uma aula inaugural do Curso Técnico em Agropecuária. A atividade ocorreu na Câmara de Vereadores. O evento contou com as presenças do vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Ivan Trevisan; secretário da Indústria Comércio e Serviços, Darlan Kittel; secretário de Agricultura, Jair Cremonese; além dos estudantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unisc de Sobradinho; alunos da  Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Padre Benjamim Copetti; professores do curso técnico e da graduação da Unisc; e comunidade.

No evento, o público pôde acompanhar duas palestras. A primeira foi ministrada pela vice-reitora e professora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim, com o tema “A inovação e o agronegócio”. A professora fez uma breve abordagem sobre agronegócios no Brasil, permeando, ao final, os caminhos e oportunidades que a inovação tem a oferecer para o setor primário da economia, em especial as possibilidades para os produtores rurais da Região Centro-Serra.

Em seguida, o professor da Unisc Fernando Fontoura conduziu a palestra sobre a importância da gestão na atividade agrícola. Ressaltou o apoio fundamental das famílias nesse processo e o desenvolvimento das questões cognitivas dos estudantes, como o sentimento de pertencimento, a autoestima, a necessidade da sucessão, além das questões técnicas. Finalizou ressaltando a atividade agrícola como sendo um dos pilares da economia regional.

Para a coordenadora administrativa do campus, Jocelaine Maieron, o objetivo desses eventos é possibilitar aos estudantes outros olhares que não só o teórico da sala de aula. “A intenção da coordenação do curso é proporcionar uma mescla de atividades práticas e visitas técnicas, abrindo um leque de possibilidades, tanto para quem já está ligado à atividade agrícola, quanto para quem decide trabalhar na área de suporte técnico na execução de projetos”.

Para finalizar, Jocelaine, destacou que nos próximos dias serão abertas as inscrições para uma nova turma em 2023.