Graduandos do curso de Engenharia Ambiental realizaram, nos dias 7 e 8 de outubro, visita técnica temática ao Grupo Renova – Unidade de Coprocessamento de Resíduos, na cidade de Farroupilha (RS). A empresa possibilita a aplicação do poder calorífico de resíduos industriais e produz combustíveis com maior sustentabilidade para o gerenciamento ambiental de resíduos, o suficiente para manter fornos superaquecidos.

A visita teve continuidade quando os estudantes conheceram as instalações da Unidade da Votorantim Cimentos, em Vidal Ramos, interior de Santa Catarina. A unidade utiliza os resíduos coprocessados na empresa gaúcha, advindos de diversos setores industriais, para produção de clínquer e sua aplicação como matéria-prima base na fabricação do cimento. Essa prática torna-se uma alternativa segura para a eliminação de resíduos industriais, contribuindo com o desenvolvimento sustentável, que considera as esferas econômica, social e ambiental de forma sistêmica. Além disso, é um campo de trabalho importante para a atuação de engenheiros ambientais.

A atividade foi acompanhada pelos professores Adriane de Assis Lawisch Rodriguez, Diosnel Antonio Rodrigues Lopez e Enio Leandro Machado. As visitas temáticas serão organizadas anualmente para lugares de formação dos engenheiros ambientais, reunindo formandos e alunos do ciclo profissionalizante.

grupo renova1

grupo renova2