Com o propósito de unir teoria e prática, alunos dos cursos da Comunicação Social da Unisc participam do planejamento de comunicação da 1° Oktoberfest Digital, que vai ocorrer entre 19 e 29 de maio. O evento, com realização da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e financiamento da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, via Pró-Cultura RS, acontecerá no formato digital, com transmissão ao vivo pela Internet, como forma de valorizar os artistas locais impactados pela pandemia da Covid-19, bem como manter a Oktoberfest viva na memória do público enquanto não é possível realizá-la presencialmente.

A turma com 22 alunos de Jornalismo e Relações Públicas foi dividida em grupos, que estão contribuindo desde o planejamento até a execução da comunicação da Oktoberfest Digital, em parceria com a Four Comunicação, agência de assessoria de imprensa do evento. As atividades estão sendo realizadas nas aulas remotas da disciplina de Assessoria de Imprensa, ministrada pela professora Ângela Felippi. “O propósito da iniciativa foi oportunizar para os estudantes uma experiência prática em assessoria de imprensa, em que os seus trabalhos fossem efetivamente utilizados em uma situação real”, explica a docente. Ainda, conforme Ângela, esse consórcio entre teoria e prática é muito efetivo para o aprendizado dos estudantes.

Da mesma forma, a importância desta vivência é ressaltada pelos acadêmicos. “Ter alguém da área como a Ana Cristina dos Santos, sócia-fundadora e diretora da Four, embasando nosso trabalho é um diferencial, porque é uma pessoa que trabalha com isso no dia a dia”, diz Caroline Vogt, estudante de Relações Públicas. Nessa mesma linha, Milena Bender, graduanda em Jornalismo, acredita que é uma experiência não só profissional, mas também pessoal. “Tu aprendes a lidar com pessoas, trabalhar em equipe, acreditar em ti como profissional e entender até onde tu podes chegar”, conta Milena, enfatizando o impacto da Oktoberfest na vida de muitas pessoas.

A união entre mercado e academia

Segundo a jornalista Ana Cristina dos Santos, sócia-fundadora e diretora da Four, esta é uma oportunidade de integração entre mercado e academia. “A parceria com a disciplina de Assessoria de Imprensa concretiza um sonho antigo da nossa empresa”, cita. “Com o objetivo de aproximar os acadêmicos do mercado de trabalho em um grande projeto, os dois lados saem ganhando, compartilhando conhecimentos e experiências”, destaca Ana. A participação dos estudantes no planejamento da Oktoberfest Digital, conforme a profissional, é uma forma de valorizar a área de assessoria de imprensa como ferramenta estratégica de comunicação para empresas, eventos e entidades. Os estudantes serão responsáveis por produzir conteúdo sobre o evento para ser distribuído junto à mídia regional e estadual e nas mídias sociais da Oktoberfest. Nos próximos dias começam a circular textos informativos sobre o evento, entre os quais notícias, cards, vídeos, entre outros.

Programação

A 1ª Oktoberfest Digital terá uma programação on-line repleta de atrações, com o envolvimento de um número limitado de profissionais, além de seguir as regras de distanciamento e cuidados necessários durante a pandemia. A programação será transmitida ao vivo e é integrada por: abertura e encerramento oficial com a participação da família de bonecos símbolo da Festa da Alegria, jogos germânicos, oficinas de gastronomia, apresentações de grupos de danças e bandas típicas e Baile Virtual da Maturidade Ativa, entre outras atrações.

19 de maio (Quarta-feira)

20h – 22h – Abertura Oficial com intervenção artística – Banda Munich

20 de maio (quinta-feira).

20h - 22h - Jogos Germânicos/Intervenção Artística/Banda Feliz em Festa.

21 de maio (sexta-feira)

20h - 22h - Grupo de Dança - Oktobertanz/Banda Ghermania/Banda Scala

22 de maio (sábado).

20h - 22h - Dia da Maturidade Ativa - Baile Virtual/Banda Nowa/Intervenção Artística.

26 de maio (quarta-feira)

20h - 22h - Grupo de Dança - C.C 25 de Julho/Banda Som Livre/Banda Magia.

27 de maio (quinta-feira)

20h - 22h - Oficina de Gastronomia - Mesa Agroindústria/Banda Heilige.

28 de maio (sexta-feira)

20h - 22h - Banda Os Colonos/Banda Santa Cruz/Intervenção Artística.

29 de maio (sábado)

20h - 22h - Encerramento Oficial com Intervenção Artística - Banda Estrela de Ouro.

A união entre mercado e academia

Programação

19 de maio (Quarta-feira)

20h – 22h – Abertura Oficial com intervenção artística – Banda Munich

20 de maio (quinta-feira).

20h - 22h - Jogos Germânicos/Intervenção Artística/Banda Feliz em Festa.

21 de maio (sexta-feira)

20h - 22h - Grupo de Dança - Oktobertanz/Banda Ghermania/Banda Scala

22 de maio (sábado).

26 de maio (quarta-feira)

20h - 22h - Grupo de Dança - C.C 25 de Julho/Banda Som Livre/Banda Magia.

27 de maio (quinta-feira)

20h - 22h - Oficina de Gastronomia - Mesa Agroindústria/Banda Heilige.

28 de maio (sexta-feira)

20h - 22h - Banda Os Colonos/Banda Santa Cruz/Intervenção Artística.

29 de maio (sábado)