Nesta quarta-feira, dia 19 de outubro, na Unisc, ocorreu a etapa presencial do 9º Dia do Raciocínio, na qual alunos do 3° ano do Ensino Médio realizaram tarefas de agilidade e de raciocínio lógico nas diversas áreas do conhecimento. Após as provas, os participantes se reuniram no Centro de Convivência da Unisc, onde a equipe Os Casmurros, da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, foi anunciada como vencedora. Cada estudante foi premiado com um tablet e o professor coordenador recebeu um HD externo.

O 2º lugar ficou com a Escola de Educação Básica Educar-se, com a equipe Brotherhood. Cada aluno recebeu uma caixa de som estéril portátil com USB. Já o 3º lugar foi também para a Escola Ernesto Alves de Oliveira, com a equipe Tripla Ligação, premiada com um headphone para cada estudante. Todos os alunos premiados receberam, ainda, a inscrição para o Vestibular de Verão 2017 da Unisc, e os professores coordenadores das equipes ganharam um pendrive.

Durante o dia, os estudantes percorreram mais de 10 cursos para realizar atividades específicas. No desafio do curso de Química, o professor Wolmar Severo abordou os elementos químicos presentes em um bolo de cupcake. Participante desde a primeira edição do Dia do Raciocínio, Severo é um grande entusiasta do evento. “Tive 10 anos de experiência no colégio Mauá. Este contato com o Ensino Médio é sempre ótimo, pois serve como apresentação do curso aos estudantes”, contou o docente.

Para o aluno do 3º ano da Escola Estadual Nossa Senhora da Esperança, Jonas Santos, a atividade de Matemática foi a mais desafiadora. “Estava muito nervoso na primeira tarefa, mas conforme o dia foi se desenrolando, me senti cada vez mais confortável”, explicou. Num apanhado geral do evento, Santos se surpreendeu positivamente. “Achei as atividades muito criativas. Além de ter me divertido, pude conhecer mais sobre os cursos apresentados e a Universidade como um todo”, destacou.

Neste ano, para participar da etapa presencial, as equipes tiveram que cumprir as tarefas sociais, cujo objetivo foi arrecadar e doar alimentos e brinquedos para uma entidade de seu município. A iniciativa beneficiou entidades da região, entre asilos, hospitais, escolas de Educação Infantil, casas de passagem e comunidades religiosas, totalizando 2.047 quilos de alimentos não perecíveis e 2.572 brinquedos doados. A vencedora das tarefas sociais, pelo terceiro ano consecutivo, foi a Escola Estadual de Ensino Médio Guilherme Fischer, de Vale do Sol, que levou dois prêmios: um kit de bolas esportivas e uma caixa de som portátil.

Publicado por Felipe Nopes

Publicado por Felipe Nopes