O Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc proporcionou uma capacitação técnica para dois profissionais da área da saúde do município de Candelária. A iniciativa ocorreu para que os técnicos de enfermagem fossem capacitados a atuar na vacinação, conforme rotina do calendário nacional de imunizações.

A capacitação aconteceu diante da necessidade de ampliar o número de vacinadores em Candelária. “A 13ª Coordenadoria de Saúde, que realizou o curso teórico para os profissionais, solicitou ao SIS a capacitação da parte prática, por considerar que possuímos condições técnicas de excelência”, explica a enfermeira do SIS, Beatris Seeger.

O treinamento foi realizado pela equipe de enfermagem do SIS, entre os dias 10 e 14 de janeiro, nos turnos da manhã e tarde. Segundo Beatris, a iniciativa reforça o papel comunitário e ativo da Universidade na saúde regional, “atender essa demanda impacta diretamente no número de pessoas vacinadas em Candelária, auxiliando o calendário a seguir sem prejuízos. Foi uma ação importante por unir conhecimentos teóricos e práticos, esclarecendo dúvidas e realizando trocas de experiências com os profissionais”.

Um dos técnicos de enfermagem que participou do treinamento, Maiquel Barcellos Rosa, considera que “a experiência foi ótima. A equipe do SIS sanou minhas dúvidas, auxiliou no aprendizado e passou confiança para administrar as vacinas de maneira correta. Só tenho a agradecer à equipe como um todo. As profissionais nos capacitaram com muita paciência e boa vontade em ajudar os colegas. Essa parte prática somou muito no meu conhecimento”.