Os alunos da disciplina de Tratamento de Resíduos do curso de Engenharia Ambiental da Unisc, ministrada pelo professor Ênio Leandro Machado, visitaram, no dia 24 de outubro, a Central de Triagem e Reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos em Dois Irmãos. A unidade é considerada referência no gerenciamento de resíduos sólidos urbanos no Brasil, tendo referência ambiental de sustentabilidade única no Rio Grande do Sul.

Na oportunidade, acompanharam detalhadamente todo o plano de educação ambiental, logística de coleta e triagem da unidade de Picada Verão, no interior de Dois Irmãos. O processo de reciclagem na unidade engloba 12 tipos de materiais, principalmente papéis, metais e plásticos, sendo os últimos reciclados para a produção de oito tipos de pellets, que são comercializados com empresas da região de Caxias do Sul e da grande Porto Alegre.

Também chamou a atenção dos visitantes a permanência dos associados na organização, o conceito de responsabilidade dos membros da cooperativa, bem como a participação do poder público municipal em diferentes administrações, desde 1995, ano que marcou o início das atividades.

*Publicado por Josemar Santos

*Publicado por Josemar Santos