O curso de Engenharia Ambiental da Unisc obteve excelente desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2019 (Enade). O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e, na classificação que vai de 1 a 5, o curso atingiu pela segunda vez consecutiva a nota 4. Esse resultado corrobora a manutenção do elevado padrão de qualidade oriundo de um quadro de professores engajados e de acadêmicos identificados com os preceitos do curso, o qual é constituído por uma proposta inovadora e integradora de diferentes áreas do conhecimento, visando à formação científica, humanística e tecnológica de profissionais capacitados a exercer atividades em todas as áreas relacionadas ao meio ambiente.

Nesse cenário, a coordenadora do curso, professora Adriane de Assis Lawisch Rodriguez, reforça que o engenheiro ambiental formado na Unisc tem papel fundamental no sentido de apresentar soluções ambientais para prevenir e minimizar impactos negativos resultantes das diferentes etapas dos processos produtivos. “Dessa forma, pode desenvolver desde a intervenção em nível de controle dos efluentes, com base em tratamentos de fim-de-tubo, passando pela prevenção da poluição e pela implementação de conceitos como produção mais limpa e ecoeficiência", ressaltou.

Salienta, ainda, a importância da estrutura técnica e de pessoal, assim como as diferentes oportunidades oferecidas pela Universidade aos acadêmicos para que o curso permaneça entre os melhores do estado do Rio Grande do Sul.