AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Durante o encontro anual, foram debatidas as ações realizadas em 2020, com projeções positivas para 2021.

A pandemia da Covid-19 impactou as rotinas de estudo, de trabalho e de interação social em diferentes níveis. Para a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), as transformações foram necessárias em cada esfera de suas mantidas: o Hospital Santa Cruz (HSC) passou a atuar na linha de frente do enfrentamento da doença; e as instituições de Educação, Unisc, Escola Educar-se e Cepru precisaram migrar as aulas para o ambiente digital, além de terem desenvolvido diversas iniciativas em prol da população.

Estas mudanças e iniciativas foram algumas das temáticas debatidas durante a Reunião Ordinária da Assembleia Geral Comunitária, que é composta pela Reitoria da Unisc, conselheiros da Apesc, Diretorias do HSC, do Cepru e da Educar-se, bem como de representantes da sociedade civil organizada.

Devido a pandemia, o tradicional encontro anual, desta vez ocorreu por meio de videoconferência, na plataforma online Google Meet, na noite desta quinta-feira (29). As pautas foram conduzidas pela presidente da Apesc e Reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, contando com falas do vice-presidente da Apesc, senhor Jacob Braun, e dos representantes das instituições mantidas.

“O ano de 2020 trouxe desafios, mas também fortaleceu nosso princípio comunitário. Desenvolvemos muitas iniciativas para reduzir os impactos da pandemia em nossa comunidade. Um destes grandes atos é a realização das análises dos testes para Covid-19 aqui na Unisc, o que reduziu o tempo de espera dos resultados, que antes vinham de Porto Alegre. Apresentamos algumas das tantas frentes em nosso Relatório de Balanço Social, com orgulho de saber que seguimos contribuindo para um futuro melhor na região”, apontou, Carmen Lúcia.

Além da apresentação do Relatório de Atividades da Apesc em 2020, para manter a transparência e realizar a prestação de contas, o grupo debateu outras questões de interesse da mantenedora, como operações de crédito, homologação de Mandato do Conselho Superior, indicação dos integrantes do Conselho Deliberativo da Fundação TeleUnisc e assuntos gerais pertinentes. A prestação de contas foi aprovada com unanimidade pelo Conselho.

Apesar dos desafios encontrados em virtude da pandemia, ficou clara a importância de cada ação desenvolvida no ano de 2020. Segundo Carmen Lúcia “com a união de esforços de colaboradores, voluntários e parceiros, se tornou possível beneficiar nossa população com projetos, ações e pesquisas. Reconheço e agradeço o trabalho de cada gestor e funcionário que faz parte da Apesc, pois todos colaboraram para o bom funcionamento das instituições”.

A inauguração do Hospital Veterinário da Unisc, que já realizou aproximadamente 1000 atendimentos, foi apontada como uma das grandes vitórias do ano passado. Outra importante conquista foi manter a qualidade no Ensino em todas as instituições da Apesc Educação, com agilidade em criar sistemas e soluções que deixassem os estudantes próximos, mesmo que durante o isolamento social.

Apesc em 2020

Há 59 anos, a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) realiza atividades focadas no desenvolvimento da comunidade através do conhecimento e de tudo o que ele possibilita. Em 2020, o trabalho foi intensificado, para reduzir os impactos da pandemia na região e entregar iniciativas que beneficiassem a população. Foram muitas as frentes, nas mais diversas áreas. Para manter a transparência, as ações, projetos e informações das mantidas da Apesc podem ser conferidas em http://apesc.net.br/balanco2020/

Notícias

Apesc em 2020