Por meio do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc (NITT), foi obtido o registro do programa de computador, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), do DrugSys - Sistema de Apoio à Tomada de Decisão sobre Incompatibilidade Medicamentosa. Os autores são os professores Rejane Frozza (Departamento de Engenharias, Arquitetura e Computação) e Janine Koepp (Departamento de Ciências da Saúde), o acadêmico William Andrei Nascimento da Silveira (Ciência da Computação) e a farmacêutica clínica Rochele Mosmann Menezes (Hospital Santa Cruz).

O programa foi desenvolvido para realizar comparações entre medicamentos administrados de forma simultânea em pacientes de UTI, buscando possíveis incompatibilidades entre os mesmos. Os medicamentos são verificados em pares e também é possível obter uma lista de incompatibilidades de cada um deles. "Desenvolver uma ferramenta que auxilie tanto médicos, farmacêuticos e enfermeiros na correta prescrição e administração de um medicamento é fundamental para a segurança do paciente, pois ajuda na tomada de decisão adequada, diminuindo a ocorrência de incidentes e eventos adversos relacionados à medicação", destacou Janine Koepp.

"Foi uma experiência muito interessante e recompensadora. Eu escolhi a computação porque sempre gostei da ideia de causar um impacto positivo na vida das pessoas através da tecnologia. Então, ver esse desejo se tornar realidade é muito gratificante", revelou William Andrei Nascimento da Silveira. "A parceria entre a Unisc e o Hospital Santa Cruz foi essencial no desenvolvimento dessa ferramenta, utilizando como base a tecnologia de informação, com objetivo de otimizar a farmacoterapia em prol da segurança do paciente", ressaltou Rochele Mosmann Menezes.

Já a professora Rejane Frozza disse que a computação promove o desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão baseados em conhecimento com resultados promissores, por considerar, na prática, como os profissionais realizam as suas atividades diárias de cuidado às pessoas, envolvendo todos os fatores relacionados. “Nesse sentido, esse sistema contribui para a evolução do uso de técnicas computacionais em soluções na área da saúde", sublinhou.

Mais informações sobre a tecnologia estão disponíveis no link https://www.unisc.br/sites/nitt/tecnologia/drugsys/