Através de sua Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), a Unisc está recebendo a estudante Irma María García Giraldo, que realiza Doutorado em Ciências da Universidad del Quindío (Uniquindío) na Colômbia.

Neste mês de outubro, Irma María está realizando um estágio científico no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc, com orientação do Professor Eduardo Lobo.

O objetivo da estudante ao realizar este estágio é complementar sua pesquisa de doutorado Remoção de cromohexavalente em águas residuais de curtumes do Departamento de Quindío, usando foto-fenton e voltametria cíclica

Nesta complementação será realizado o desenvolvimento de ensaios ecotoxicológicos, utilizando o organismo-teste Daphnia magna, para serem aplicados em efluentes brutos e tratados de curtumes. A intenção é determinar a eficiência de remoção de cromo hexavalente nestas amostras ambientais, caracterizando, um processo de transferência de tecnologia.

"O estágio também busca consolidar alianças estratégicas internacionais entre a Universidad del Quindío e a Unisc, objetivando a promoção da ciência e da tecnologia", explica o professor Lobo.