A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou essa semana a relação dos ganhadores do Prêmio Capes de Tese – Edição 2016, concedido aos autores das melhores teses de doutorado defendidas em 2015. Entre os agraciados está o doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Alcione Talaska, autor do trabalho O espaço agrário brasileiro na perspectiva conceitual: dos aspectos legais às implicações territoriais, orientado pela professora Virginia Elisabeta Etges e premiado na área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia.

Segundo Talaska, o reconhecimento obtido vem premiar o esforço realizado durante os três anos e meio de estudos e pesquisas para a construção da tese. “Além disso, a outorga da menção honrosa reforça o entendimento de que o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) – Mestrado e Doutorado, da Unisc, é de excelência na sua área”, ressalta. Talaska considera que esse prêmio contribui para colocar em tela a problemática da questão agrária brasileira que não foi resolvida e, igualmente, todo o contexto de embates e mediações em torno dos aspectos legais que normatizam e implicam na conformação de realidades territoriais.

“Em sua tese, Talaska recompõe a trajetória percorrida ao longo dos cinco séculos de ocupação e exploração da terra no território brasileiro, trazendo à luz dimensões extremamente instigantes em que o arcabouço conceitual e a própria noção de lei revelam o que de fato são: expressões de um campo de forças, de disputas e de conflitos que, ao mesmo tempo em que normatizam, criam os seus contrários”, observa a professora Virginia.

Para a coordenadora de Pós-graduação Stricto Sensu da Unisc, Fabiana Piccinin, a conquista foi muito merecida. “O prêmio espelha a qualidade do trabalho e o empenho do aluno, da professora orientadora e do PPGDR com a pesquisa e a produção do conhecimento. É um orgulho para todos nós”, afirma. A cerimônia de premiação das teses ocorrerá no dia 14 de dezembro, na sede da Capes, em Brasília.

*Publicado por Felipe Nopes

*Publicado por Felipe Nopes