A docente do Departamento de Educação Física e Saúde e do Mestrado em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS), Cézane Priscila Reuter, foi premiada durante o 13º e 14º Prêmio ABC de Publicação Científica na categoria Artigo Mais Citado, entre os anos de 2016-2017. Cézane teve seu artigo publicado nos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, sob o título Dislipidemia Associa-se com Falta de Aptidão e Sobrepeso-Obesidade em Crianças e Adolescentes. “Essa premiação representa muito, pois o artigo trata de uma questão importante, como a presença elevada de dislipidemia (alteração no perfil lipídico), identificada em 42,1% das crianças e adolescentes de Santa Cruz do Sul, e a associação dessa desordem com sobrepeso/obesidade e baixos níveis de aptidão cardiorrespiratória. Os dados são preocupantes, uma vez que esses escolares podem desenvolver futuras complicações à saúde cardiovascular na fase adulta”, salientou.

O estudo é resultante do trabalho de conclusão do curso de Educação Física da Unisc, desenvolvido por Priscila Tatiana da Silva (também é egressa do PPGPS), da qual a docente foi orientadora. O trabalho tem coautoria de duas docentes do PPGPS, Andréia Rosane de Moura Valim e Jane Dagmar Pollo Renner; da egressa do PPGPS, Luiza Pasa; da egressa do curso de Farmácia, Rafaela da Silva; e da professora do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Ufrgs, Elza Daniel de Mello.

A cerimônia de premiação ocorreu no 73º Congresso Brasileiro de Cardiologia, em Brasília, no dia 14 de setembro. O artigo está disponível no site https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26885973.

*Publicado por Josemar Santos

*Publicado por Josemar Santos