Professora Nize Pellanda (à esquerda)

Por meio de convênio firmado entre a Unisc e a Universidade do Minho (UMinho), de Portugal, a professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) – Mestrado e Doutorado e em Letras (PPGL) – Mestrado e Doutorado, Nize Maria Campos Pellanda, está realizando estágio sênior na instituição portuguesa, iniciado no dia 3 de abril e com término previsto para esta sexta-feira, 30 de junho. Na UMinho, localizada na cidade de Braga, a docente desenvolve pesquisa relacionada ao projeto de sua autoria, intitulado Na ponta dos dedos: o iPad como instrumento complexo de construção de cognição/subjetivação.

Em Portugal, Nize tem se envolvido em várias atividades. Entre elas, participou de diversos eventos, tanto na UMinho quanto em outras instituições; fez contato com pessoas estratégicas de agências financiadoras europeias, dispostas a ajudar a Unisc nos processos de captação de recursos; e ministrou duas aulas na disciplina de Epistemologia das Ciências, no curso de Licenciatura em Educação, na UMinho. “São muitas as oportunidades de auxilio e de parcerias na Europa. Temos que nos mobilizar para buscá-los. O  mote deles é: ‘Você tem uma idéia? Você pode nos pedir para sermos parceiros’”, conta.

A docente também integra o grupo de trabalho UMinho/Unisc, coordenado pela professora Lia Oliveira, para a elaboração de um projeto de plataforma digital para autistas, objetivo principal da sua estada em Portugal. “Acreditamos firmemente que estamos num caminho de inovação na abordagem dos Transtornos do Espectro Autista (TEA), pois fizemos um cuidadoso levantamento da literatura existente sobre o tema”, revela Nize.

No início de junho, a professora participou da apresentação do Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem da UMinho, que visa apoiar os docentes na promoção da aprendizagem dos estudantes e, em interação com a academia, estimular a inovação nas práticas de ensino e de aprendizagem nos seus múltiplos contextos, dentro e fora da sala de aula.

Nize também esteve presente no curso Como aprendemos e como podemos ajudar a aprender: uma abordagem muito prática para professores, realizado na Escola de Medicina da UMinho. “Quatro docentes explicaram de que modo podemos utilizar o conhecimento das neurociências para promover a aprendizagem e o raciocínio dos alunos”, aponta.

*Publicado por Felipe Nopes

Professora Nize Pellanda (à esquerda)

*Publicado por Felipe Nopes