Hoje, 8 de julho, é celebrado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. O conhecimento científico, que possibilitou e impulsionou as tantas transformações e evoluções da sociedade nos mais diversos setores, teve sua importância evidenciada neste período de pandemia, mas ainda enfrenta obstáculos para existir.

Pesquisadores uniram seus conhecimentos para buscar soluções que minimizassem os impactos da Covid-19 na população e que trouxessem mais qualidade de vida a todos. Tanto na corrida para criar vacinas, quanto na produção constante de informações científicas que gerassem respostas, a ciência demonstrou sua força incansável.

Apesar do momento ter tornado mais nítida a importância do pesquisador científico, vale destacar que estes profissionais atuam há décadas para desenvolver soluções. Em 8 de julho de 1948, foi criada a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entidade que se tornou um pilar para professores, alunos e pesquisadores de todo o país.

“É uma ocasião especial, pois marca a criação da SBPC, entidade dedicada à defesa do avanço científico e tecnológico, e ao desenvolvimento educacional e cultural do Brasil em todos os níveis”, explica o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc, Adilson Ben da Costa.

A data tem como objetivo chamar a atenção para a produção científica brasileira, estimular os jovens para a ciência e divulgar o saber científico para a sociedade.
Mais do que celebrar, é um convite a refletir sobre o papel fundamental dos pesquisadores e buscar mais incentivo para que eles possam seguir com seus projetos, estudos e pesquisas, em prol da construção de um futuro melhor.

Pesquisa na Unisc

Na Unisc, a pesquisa é uma base sólida e desempenha papel de destaque, ao lado do Ensino e da Extensão. Atualmente, a Universidade conta com mais de 128 pesquisadores, distribuídos em 42 grupos de pesquisa. Além disso, existem 172 bolsistas de iniciação científica e de inovação tecnológica, bem como 176 bolsistas de Mestrado e Doutorado contribuindo com o desenvolvimento de 117 projetos.

“A pesquisa científica também é responsável pela formação de pessoas. Através dela estudantes da graduação e da pós-graduação atualizam e aprofundam seus conhecimentos. No dia de hoje todos nós pesquisadores estamos de parabéns! É um momento de celebrar e de refletir sobre a importância da pesquisa científica para a sociedade”, aponta Adilson.

Força e coragem

Mais do que conhecimento, é preciso força e coragem para seguir produzindo o saber científico. Por tudo isso, desejamos aos nossos pesquisadores, e a todos os outros do país, mais valorização, mais pesquisas e mais oportunidades!

Pesquisa na Unisc

Força e coragem