Objetivo é auxiliar as comunidades mais afetadas pelas enchentes no acesso a informações e orientações

Os cursos de Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul também estão engajados na mitigação dos efeitos da tragédia climática que, há uma semana, assola o Rio Grande do Sul. O objetivo é atuar, a partir dos conhecimentos e experiências concentrados pela própria área, na produção e circulação de informações, processo bastante prejudicado no momento, sobretudo, pela falta de estrutura de comunicação que uma parte dos municípios estão enfrentando.

Uma equipe de professores, alunos e funcionários estão trabalhando em algumas frentes: na confecção de boletins radiofônicos, com informações relevantes para as populações mais afetadas, e pela UNISC TV (canal do Youtube e demais redes socias da instituição), onde ocorrerão lives – com inserções ao vivo ao longo do dia.

De acordo com o professor Willian Araújo, também subcoordenador dos cursos de Comunicação, a iniciativa vai ao encontro de uma necessidade que parece não ser tão fundamental, contudo, se as pessoas não forem orientadas adequadamente nestas circunstâncias, a expectativa é que os danos – inclusive de proteção vida – sejam ainda maiores. “Nestes momentos, é natural que ninguém saiba direito o que fazer, como proceder, então, quanto mais informação – e de qualidade – melhor. Há lugares em que as pessoas estão completamente incomunicáveis e nós queremos ser uma espécie de braço dos Prefeituras, bem como dos próprios veículos de comunicação, que estão fazendo o máximo que podem”, explicou.

Os boletins informativos serão enviados para as rádios locais e serão veiculados ainda nos canais institucionais da Unisc. Podem ser conferidos no link (clique aqui). O primeiro fala sobre a utilização de aviões agrócolas para ampliar a entrega de mantimentos a populações isoladas.

06052024 IS7A7321

06052024 IS7A7321