Fotos: Divulgação

A parceria entre os cursos de Administração e de Turismo da Unisc promoveu, no dia 17 de outubro, no Anfiteatro do bloco 18 da Universidade, a palestra com o fundador da empresa CVC, Guilherme Paulus, que abordou o tema Empreendedorismo e o Mercado de Turismo. “Está na hora de parar de falar em crise, buscar novas oportunidades, sonhar e planejar”, observou.

Paulus falou sobre o início da CVC no ano de 1972 e como a empresa se tornou a maior operadora turística da América Latina. Além da CVC, relatou também sobre sua atuação no setor hoteleiro por meio da GJP Hotels e Resorts, da qual é o presidente, e a importância do turismo para o desenvolvimento e o incremento da economia e para a geração de empregos.

Diante de quase 300 pessoas, entre alunos, professores e empresários, Paulus lembrou que o turismo incentiva e move 52 setores da economia. E que “justamente no momento de crise, o turismo é uma arma muito importante, mas exige amor, planejamento e dedicação. Além disso, o empreendimento turístico exige que se pense grande, principalmente, porque pensar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho”, enfatizou.

Avaliação dos participantes

A acadêmica do curso de Administração, Bárbara Crespon Immig, disse ter ficado admirada com a história de Paulus. “Ele é um homem visionário, que inovou o mercado do turismo no Brasil, soube atender às necessidades dos brasileiros e fez a empresa se destacar no mercado”, comentou. “Muito válida a vinda do palestrante. A partir do seu relato de vida profissional, nos motivamos a ir atrás dos nossos objetivos, além de aprender um pouco sobre como é empreender no ramo de turismo e hotelaria”, salientou a aluna do curso de Turismo, Priscila Faleiro.

Para os intercambistas da Universidade de Cusco (Peru), Eric Andi Cruz Ramos e Ruth Milena Mamani Yanque, a palestra foi de grande importância para o empreendedorismo e o mercado do turismo. “Como estrangeiros e futuros turismólogos, achamos o evento muito interessante por abordar o mercado turístico em Santa Cruz do Sul, que deverá, nos próximos anos, ser fortalecido por uma sólida demanda, adicionando propostas emergentes e novos empreendimentos”, destacaram. “Além de uma bela lição de empreendedorismo ministrada por um autêntico self made man, ouvimos também uma profissão de fé no futuro do Brasil muito bem-vinda nestes dias conturbados”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Santa Cruz do Sul, César Cechinato.

*Publicado por Felipe Nopes

Fotos: Divulgação