Tema deste ano é “Conexões que revolucionam a Medicina”
Na noite desta quarta-feira, 5, começou a XIX Semana Acadêmica do Curso de Medicina (SAM) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Com o tema “Conexões que revolucionam a Medicina”, ao longo de três dias, a programação contará com palestras, mesas-redondas, atividades científicas e apresentações de trabalhos, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de experiências entre os participantes. Ao todo, são 227 trabalhos inscritos e a participação de mais de 400 estudantes.
Na abertura oficial do evento, o coordenador do Curso, Paulo Laste, lembrou que a SAM é um momento diferenciado na graduação, uma oportunidade de olhar a medicina além das aulas, aprender com experiências e com quem vive a profissão no dia a dia.
“O tema deste ano traduz bem o que vivemos todos os dias na profissão. A medicina é feita de conexões, ciência, simpatia, conhecimento, cuidado com o paciente, entre teoria e prática e, acima de tudo, entre pessoas. Nos dias de evento, teremos palestras, oficinas, workshops e rodas de conversa, com a participação de profissionais de dentro e de fora da Instituição. Todas essas atividades foram pensadas para aproximar vocês da realidade da medicina e das transformações que ela vem passando, e que são muitas. Cada uma delas é uma oportunidade de criar novas conexões com o conhecimento, com os colegas e com o que cada um acredita ser o verdadeiro papel da medicina, do médico. Então, quero incentivar vocês a participarem ativamente, aproveitem cada momento, perguntem, discutam, troquem experiências”, ressalta.
O reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, enfatizou que a Universidade já formou diversos estudantes no Curso, profissionais que estão pelo mundo, exercendo a profissão, como excelentes médicos.
“Eu tenho uma grande admiração por quem trabalha na área da saúde, sobretudo, os médicos. A profissão de vocês cuida do bem maior de qualquer pessoa que é a saúde. Vocês hoje estão estudando e são os grandes responsáveis pelas suas vidas profissionais, mas não vão parar nunca, porque poucas são as áreas em que a velocidade da transformação é grande, mas ao mesmo tempo, as competências humanas, são necessárias. Estudem muito, porque o ser humano que vai estar na frente de vocês, a saúde dele, é responsabilidade de vocês. E aí não existe meio-termo, não pode ser um médico meio-termo, tem que ser muito bom”, enfatiza.
Ainda na abertura, estiveram presentes a vice-reitora da Unisc e professora do Curso de Medicina, Andréia Rosane de Moura Valim; e o presidente do Diretório Acadêmico Pedro Lúcio de Souza, Wesley Warken Kolling.
Mais informações sobre a programação da Semana no Instagram @daplusmed.unisc .
Fotos: Bruna Lovato e Gabriela Janaína da Silva/Unisc

Professor Paulo Laste

Reitor Rafael Henn

Apresentação de trabalhos na tarde de quinta-feira


