O curso de Administração realizou, de 12 a 16 de outubro, uma viagem técnica internacional a Montevidéu (Uruguai), com a participação de alunos dos campi de Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Capão da Canoa, Venâncio Aires e Montenegro. Fato inédito, essa integração, na visão de alunos e professores, foi muito positiva.

No primeiro dia, a visita aconteceu no Puerto Nacional do Uruguai, onde os alunos puderam vivenciar o processo da logística portuária, visualizando as atividades de carga e descarga de containers, a capacidade de movimentação e recebimento de importações e exportações do país e futuros investimentos para melhoria da infraestrutura portuária em Montevidéu. Na oportunidade, estava atracado um navio com equipamentos para energia eólica, atual investimento do país visitado.

A visita guiada no porto ficou aos cuidados de Enrique Del Arca e Jhon Parodi, que auxiliaram os alunos com as dúvidas, principalmente no que se refere à administração de um empreendimento público com alta rotatividade de produtos. Os contatos mantidos no Uruguai ocorreram com a intervenção do professor da Unisc, Carlos Mello Moyano.

No segundo dia, a empresa visitada foi Punta Ballena, que produz alfajores, biscoitos, barras de cereais, doce de leite e outros. A empresa ofereceu uma visita guiada intitulada El viaje de tus sueños. A planta da fábrica oferece um espaço projetado para mostrar a fabricação dos produtos, em uma visita divertida com a apresentação do vídeo institucional e, após, a visualização do processo inicial de fabricação até a embalagem final dos alfajores, os alunos foram recepcionados para degustar todos os sabores de alfajores.

Os professores coordenadores da viagem, Dorângela Retzke, Vanderlei Becker Ribeiro e Cristina Luisa Eick, ressaltaram que, além do conhecimento prático adquirido nas visitas técnicas, também foi válida a vivência cultural e histórica que um país como o Uruguai apresenta, como também as amizades firmadas entre os alunos de Administração dos diferentes campi. Citaram, ainda, as visitas à Casa Pueblo, em Punta Del Leste, o Centro Histórico de Montevidéu e os restaurantes com comidas típicas.

Para a estudante de Administração em Venâncio Aires, Fatima Silva, a viagem foi empolgante, pois serviu de base para que pudesse entender um pouco da cultura e do estilo de vida uruguaio. “Viajar quilômetros e ultrapassar fronteiras em busca do conhecimento é algo que não tem preço, conhecer novas culturas e a forma como trabalham ou se relacionam é a dica que deixo para todos”, salientou.

*Publicado por Josemar Santos

*Publicado por Josemar Santos