Na foto (da esquerda para a direita): Pós-graduando do PPGTA, Rafael Martins,
e os professores Pâmela Mantey dos Santos, Adriane Lawisch Rodriguez, Ênio
Leandro Machado e Diosnel Rodriguez Lopez.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou recentemente o resultado do Edital Chamada Universal 2016, uma das modalidades mais concorridas por contemplar todas as áreas do conhecimento. Um dos quatro projetos da Unisc que obtiveram aprovação foi o Avaliação da redução do impacto ambiental, no desenvolvimento de novos materiais aplicados às tecnologias ambientais, a partir da valoração de resíduos em matriz cerâmica, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) – Mestrado e Doutorado.

Para a Chamada Universal 2016 foram submetidas 21.640 propostas, sendo aprovados 4.587 projetos. Segundo a coordenadora do projeto, professora Adriane Lawisch Rodriguez, a aprovação fortalece ainda mais a parceria já concretizada com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalurgia e Materiais (PPGE3M), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), na figura do Laboratório de Materiais Cerâmicos (Lacer), além de demonstrar o reconhecimento do compromisso e da seriedade no desenvolvimento de pesquisas na área de inovação tecnológica.

O projeto do PPGTA tem por principal objetivo a redução do impacto ambiental da produção de materiais empregados em tecnologias ambientais a partir da valoração de resíduos industriais em matriz cerâmica, concomitante à análise do ciclo de vida em todo o processo, visando maior eficiência e/ou ganho ambiental.

Adriane, que também é pesquisadora, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Unisc e docente do PPGTA, salienta que a região Sul do país está na segunda posição em aprovações destes projetos nesta chamada, e que o projeto sob sua coordenação foi aprovado na faixa B, com um orçamento de até R$ 60 mil. A verba deverá ser utilizada para a aquisição de materiais de consumo e investimento em equipamentos para o desenvolvimento da pesquisa de qualidade, além de uma bolsa de iniciação científica.

Os temas de investigação do projeto fazem parte das linhas de pesquisa do PPGTA. O trabalho será desenvolvido por professores que atuam no programa e por alunos de graduação, de mestrado, de doutorado e de pós-doutorado, assim como por pesquisadores da Unisc e de outras Instituições de Ensino Superior (IES).

*Publicado por Felipe Nopes

Na foto (da esquerda para a direita): Pós-graduando do PPGTA, Rafael Martins,
e os professores Pâmela Mantey dos Santos, Adriane Lawisch Rodriguez, Ênio
Leandro Machado e Diosnel Rodriguez Lopez.

*Publicado por Felipe Nopes