Kamila Mesacasa Trentin

Nos dias 25 e 26 de abril, a farmacêutica e aluna do Mestrado em Promoção da Saúde da Unisc, Kamila Mesacasa Trentin, participou do 4º Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente, do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP), em São Paulo. O evento contou com o palestrante Maki Durkin, da Inglaterra, que abordou o tema Uso Racional de Antibióticos, um dos assuntos mais discutidos em nível mundial. Ele afirmou que, se nada for feito até 2050, 10 milhões de pessoas irão morrer pela resistência das bactérias aos antibióticos.

Outros assuntos, como erros mais comuns em prontuários eletrônicos, prevenção de TEV (como implantar um protocolo e medir seu impacto dentro de um hospital), programa para readmissão de pacientes crônicos e segurança do paciente na emergência e na obstetrícia, também foram apresentados.

Segundo Kamila, o simpósio trouxe uma comparação entre atividades desenvolvidas no Brasil e no exterior. “Temos um longo caminho pela frente para nos aproximarmos do Reino-Unido, por exemplo, mas a educação é a palavra-chave para que os profissionais e as instituições de saúde desenvolvam um cuidado mais humanizado, seguro e de qualidade para os pacientes”, salienta.

Para encerrar o simpósio, o palestrante Silvio Celestino, autor do livro O Líder Transformador, falou sobre metodologias de liderança para soluções de problemas.

Kamila Mesacasa Trentin