A reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, participou nesta sexta-feira, 9 de abril, no salão nobre da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, da cerimônia de apresentação do balanço dos primeiros 100 dias da nova administração. Na oportunidade, a prefeita Helena Hermany (PP) também assinou projetos de lei e ordens de início de obras. Das 33 metas propostas para os primeiros 100 dias de governo, 29 foram atingidas.

Segundo a administração, das quatro metas não atingidas, uma está 90% concluída, outra 75% e duas têm estágio de 50% alcançado. A meta 90% alcançada é a entrega da escola municipal de educação infantil (Emei) do Bairro Progresso. O prédio está pronto e recebe apenas últimos ajustes, mas falta a aprovação do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI), pelo Corpo de Bombeiros.

Outro objetivo que não foi atingido é o da entrega das 447 casas nos loteamentos Mãe de Deus e Santa Maria, além da conclusão das pontes do Viver Bem e do Santa Maria. A entrega das moradias foi definida como a “grande meta do início do governo” e é considerada 75% alcançada, até esta sexta-feira. O sorteio de 163 casas no Loteamento Santa Maria entre os beneficiários já selecionados ocorre neste sábado, 10, a partir das 9 horas, com transmissão pelas redes sociais da Prefeitura. A Ponte do Viver Bem será finalizada também neste sábado. Também não foi cumprida a meta de concluir o campo de futebol do Bairro Esmeralda. O Executivo municipal argumentou que iniciou as obras, mas as suspendeu em 28 de janeiro, após a enxurrada que atingiu a cidade, para que pudesse focar o uso de maquinário e pessoal nos consertos necessários. A previsão é que o campo seja concluído em 30 dias. A avaliação é que este objetivo foi 50% alcançado nos 100 primeiros dias de governo. Até o fim de 2021, a administração municipal pretende transformar o espaço em um estádio, com vestiários, arquibancadas e iluminação.

No ato desta sexta-feira, foi assinado projeto de lei para repasse de R$ 3.047.622,84 aos hospitais do município. Os valores destinados ao Hospital Santa Cruz (HSC) vão contribuir para a implantação da nova Unidade de Terapia Intensiva, que vai ampliar a capacidade de atendimentos de demandas reprimidas do município e região, com a habilitação de mais 10 leitos da nova UTI.

Fotos: Bertuol

Fotos: Bertuol