Dener Augusto Maciel dos Santos, acadêmico do 4º semestre do curso de Produção em Mídia Audiovisual, foi selecionado para participar do projeto Geração Futura Juventudes (GFJ), representando a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A iniciativa, da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura, reúne estudantes de Comunicação de todo o Brasil, para uma imersão nas práticas audiovisuais. As atividades ocorreram de 18 a 29 de julho, na cidade do Rio de Janeiro.
A iniciativa oferece aos estudantes das Universidades parceiras a oportunidade de compreenderem melhor a mídia televisiva, experimentarem o contato com o audiovisual e a produção televisiva do Canal através de oficinas e workshops dinâmicos e interativos. A partir dessas vivências, a atividade proposta consistiu em produzir um minidocumentário sobre os assuntos pautados durante as primeiras noites do projeto. Conforme Santos, a primeira semana foi dedicada à pré-produção e produção, e a segunda à edição.
Para o acadêmico, a experiência de ter participado do Geração Futura 2022 foi um marco em sua vida em termos acadêmicos e profissionais. “Foi a melhor experiência da minha vida e indico o GFJ para todos que têm interesse em uma vivência inesquecível no Rio de Janeiro, mesclado com a vontade de crescer em Audiovisual, tendo a experiência de gravar na cidade maravilhosa. O intercâmbio cultural que tive foi extremamente impressionante para que eu saísse da minha bolha e percebesse que o mundo vai além das paredes do meu quarto, e que é possível sim realizar todos os meus sonhos”, avalia.
Esta é a 15ª vez que estudantes da Comunicação da Unisc são selecionados para o projeto.

Fotos: Arquivo Pessoal

Texto: Évelin Samara Raupp Pereira - Agência Experimental A4