Professora Cláudia Mendes Mählmann

Luiz Ricardo Pinho de Moura e Carmen Lúcia de Lima Helfer

Teve início nesta sexta-feira, 30 de abril, a Feira de Ciências, Inovação e Sustentabilidade da Unisc, tendo como público-alvo estudantes e professores de Escolas de Educação Básica, das regiões do Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e do Jacuí-Centro. O evento será realizado de 20 a 22 de outubro de 2021, de forma on-line, com apoio da Assessoria para Educação a Distância (AEAD) da Unisc.

Durante a transmissão de abertura da Feira (https://youtu.be/4_TK2nFjDgI), a coordenadora do projeto, professora Cláudia Mendes Mählmann, disse que objetivo é disseminar e promover a ciência, visando o estímulo de vocações científicas e tecnológicas em jovens estudantes, nos níveis fundamental e médio, impulsionando a troca de conhecimentos, a divulgação e a promoção à produção de propostas e ideias que contribuam para o desenvolvimento de inovações. “A difusão dos avanços e descobertas científicas e tecnológicas é de fundamental significado para a contribuição na formação do cidadão, sendo que isso se consegue através da popularização da ciência, dos pensares e dos saberes científicos”, salientou.

O secretário municipal de Educação de Santa Cruz do Sul, João Miguel Wenzel, ressaltou que o tema da Feira é bastante relevante, especialmente pelo fato de a pandemia ter mostrado que se deve investir cada vez mais em tecnologia, “É visível que um novo modelo precisa ser adotado, onde devemos juntar forças concentradas na tecnologia e na inovação, porém, sempre associadas à sustentabilidade, pois as coisas vivas merecem o seu lugar, e é esse novo olhar que vai fazer uma sociedade melhor”, frisou.

O coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, agradeceu a Unisc por mais essa parceria. “Essa Instituição é nossa parceira nos mais diversos projetos, auxílio esse que é sempre muito satisfatório. São laços pedagógicos, mas, acima de tudo, laços de muito suporte e confiança, que, por meio desse projeto, vai possibilitar a estudantes e professores mostrarem o potencial que cada um carrega dentro de si”, ressaltou.

Para a secretária Estadual de Educação, Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira, participar de um evento dessa envergadura é algo bastante satisfatório. “É sempre um momento significativo estar presente em atividades tão importantes como essa, porque mostra que mesmo em uma situação como essa de pandemia o conhecimento não parou, gerando novos processos e caminhos, que é o que nós precisamos para o desenvolvimento das regiões”, revelou.

Já a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, destacou que projetos como esse são bastante relevantes, pois envolvem os estudantes desde o início da sua aprendizagem na realização de projetos. “Para a Unisc é muito importante essa proposta, vez que oferece atividades motivadoras para os estudantes. Além disso, cria vínculos, trocas de experiências e interação para com as escolas, com um olhar mais amplo para todas as áreas do conhecimento”, destacou.

Realizado pela Unisc, em parceria com a 6ª CRE, a Feira conta com o apoio do CNPq, do MCTI, da 3ª CRE, da 24ª CRE e da Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site: http://www.unisc.br/site/feira-ciencias/index.html

Professora Cláudia Mendes Mählmann

Luiz Ricardo Pinho de Moura e Carmen Lúcia de Lima Helfer