As atividades ocorrem de modo on-line até esta quinta-feira, 12 de novembro

Foi aberta oficialmente nesta terça-feira, 10 de novembro, via google meet - Teatro Univates, a programação do VIII Fórum de Gestão e Inovação do Comung. Em suas falas, o  reitor da Universidade do Vale do Taquari (Univates), anfitriã do evento, professor Ney José Lazzari, desejou boas-vindas a todos e pediu que cada um se sentisse abraçado nesse momento e recepcionado de forma carinhosa, ainda que a distância devido ao período de pandemia, que não permitiu que o evento ocorresse de forma presencial.

O reitor da Unoesc e conselheiro do CNE, Aristides Cimadon, ressaltou que a pandemia acelerou mudanças tecnológicas que eram até então utópicas, mas que agora representam movimentos necessários para inovação. “Dessa forma, quero parabenizar ao envolvidos na organização desse evento, e que ele se traduza em proposições efetivas que possam nos subsidiar a fazer as mudanças enriquecedores para o processo de ensino-aprendizagem”, acrescentou.

Já a presidente do Comung e reitora da Unisc, professora Carmen Lúcia de Lima Helfer, disse que até então o Fórum permitia encontros pessoais, mas nesse ano a pandemia impôs adequações, mas não inviabilizou que todos estivessem reunidos de forma virtual. “Saúdo a todos os participantes, pois é um momento de debate significante para a troca de conhecimentos. O sucesso do evento é um esforço conjunto de todas as 14 instituições do Comung, que aprimoraram os processos que envolvem conteúdo e organização. Essa pandemia exigiu adaptações urgentes e, nesse sentido, as ICES vêm demonstrando capacidade e demonstrando o seu caráter comunitário. Além disso, as inovações foram e estão sendo necessárias para dar conta das demandas que esse ano de 2020 está impondo”, salientou.

Também houve menção especial pela colaboração no evento aos parceiros históricos do Comung, sendo os reitores: Waldemiro Gremski (presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras - Crub); Silvio Yung (presidente da Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas - ABIEE); Ney José Lazzari (presidente da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior - Abruc); Claudio Alcides Jacoski (Associação Catarinense das Fundações Educacionais - Acafe); Paulo Fossatti (presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil - Anec); Antônio Ternes (presidente do Fórum das Faculdades Comunitárias - Forcom); e a professora Elisabete Guedes (presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares - Anup).

Foi destacada, ainda, a comissão organizadora do evento: Simone Stülp (Univates); Andreia Valim (Unisc); Daiana Monzon (Feevale); Fernando González (Unijuí); Enor Tonolli  (Ucs); Leandro Pires (Urcamp); Jaira Puppim (Comung); e Viviane Born (Comung). O Fórum conta com o patrocínio do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Instituições Comunitárias de Educação Superior no Estado do Rio Grande do Sul (Sindiman), sendo promovido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), de caráter internacional, interinstitucional e intercultural, reunindo experiências e saberes de diferentes países e profissionais em torno das tendências na educação superior e seus novos paradigmas.

O objetivo principal é socializar experiências nacionais e internacionais que envolvam as novas tecnologias educacionais, a formação empreendedora, as adaptações no período de pandemia e a relação das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) com a sociedade e a inovação. O encontro também procura disseminar a cultura da inovação e empreendedorismo com base em alianças estratégicas no processo de internacionalização.

As atividades ocorrem de modo on-line até esta quinta-feira, 12 de novembro. O fórum é composto por palestras promovidas pelo Comung e pelas ICES, abordando os mais diferentes temas, como inovação em: saúde, educação, economia criativa, agropecuária, indústria, políticas públicas, gestão, infraestrutura, sustentabilidade ambiental e direito e cidadania.

A mesa-redonda de abertura teve como tema Inteligência artificial x educação: inserção de tecnologias diferenciadas na educação superior, com Vidal Martins (vice-reitor da PUC-PR) e Sigmundo Preissler Junior (empreendedor, palestrante e entusiasta da área de Inovação), com mediação da professora Andreia de Moura Valim (Unisc).

As inscrições são gratuitas e a programação completa está disponível no link: https://www.univates.br/eventos/evento/9253-viii-forum-de-gestao-e-inovacao-do-comung-evento-virtual

As atividades ocorrem de modo on-line até esta quinta-feira, 12 de novembro