A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação promove mesa de debates do 6º Ciclo de Conferências e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que se ocorre no dia 20 de outubro, às 15h, no Auditório do TecnoUnisc - bloco 19, a ser ministrada pelas professoras Solange Binotto Fagan e Márcia Cristina Bernardes Barbosa, que vão abordar o tema Cientistas, como é ser pesquisador no Brasil?

A professora Solange Binotto Fagan (esquerda na foto) possui doutorado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, é professora adjunta e pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano (Unifra). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1D. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Estados Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: nanotubos de carbono, teoria do funcional da densidade. Em 2006, ganhou o prêmio L´Oréal para Mulheres na Ciência, na área de Física.

A professora Marcia Cristina Bernardes Barbosa (direita na foto) possui doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). É pesquisadora nível 1B do CNPq, professora titular da Ufrgs e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: suspensões coloidais iônicas, polieletrólitos e água e suas anomalias. Por seu trabalho, Anomalias dinâmicas da água, ganhou o Prêmio L’Oréal e Unesco de Mulheres nas Ciências Físicas e o prêmio Claudia, em Ciência, ambos em 2013.

Os docentes podem se inscrever para essa atividade por meio do Programa Pedagogia Universitária no endereço http://www.unisc.br/site/pedagogiauniversitaria e os estudantes, bolsistas pelo e-mail lisandrak@unisc.br

Todos os bolsistas deverão participar dessa palestra que compõe o cronograma de Capacitação para Bolsistas. Os funcionários, colaboradores e comunidade em geral poderão se inscrever pelo e-mail lisandrak@unisc.br.

*Publicado por Josemar Santos

*Publicado por Josemar Santos