De 23 a 27 de outubro, ocorre nas dependências da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) o 3º Workshop Internacional sobre Gestão e Manejo Ambiental: Formação de Recursos Humanos Qualificados em Programas de Mestrado no Chile e no Brasil. O evento conta com o apoio logístico da Assessoria de Assuntos Interacionais e Interinstitucionais da Unisc (AAII) e com o aporte financeiro da Fapergs. A abertura oficial ocorre nesta terça-feira, 24, às 9h30, na sala 5328, bloco 53 (miniauditório do PPGD).

O objetivo é contribuir para a formação de recursos humanos qualificados para atuar na área da gestão e manejo ambiental no Rio Grande do Sul e no Chile, através do fortalecimento das linhas de pesquisa do Programa de Manejo de Recursos Naturais e Tecnologia Ambiental (Manta), criado em 2009, por meio de um convênio de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural entre o Programa em Tecnologia Ambiental da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGTA) e o Programa de Mestrado em Manejo Ambiental de Humedales, da Universidade de Santiago de Chile (Usach). O Manta busca promover o intercâmbio de pesquisadores e estudantes de ambas instituições, elaborar projetos de pesquisa em conjunto, subsidiar palestras, cursos, simpósios e eventos, bem como facilitar o intercâmbio de informações e publicações científicas.

De acordo com o professor do Departamento de Biologia e Farmácia da Unisc, pesquisador do PPGTA e organizador do Workshop, Eduardo Lobo, uma das principais contribuições para a internacionalização da Pós-Graduação no Rio Grande do Sul é a ampliação do compartilhamento e do desenvolvimento de conhecimento sobre questões do meio ambiente entendido como tema global. Além do mais, acrescentou que, compreendendo que as Universidades são agentes de transformação social por meio do papel que assumem em desenvolver e ofertar ensino, pesquisa e extensão, passam, por meio de ações cooperadas internacionais como essa, a contribuir de forma concreta para o desenvolvimento da ciência com impacto local, regional e global, fortalecendo sua relação com a sociedade e o mundo.

“Dessa forma, a Unisc, ciente da importância e do comprometimento com o desenvolvimento regional, coloca-se mais uma vez na vanguarda das ações que envolvem a gestão e o manejo ambiental, no sentido de contribuir significativamente para o avanço do conhecimento científico e tecnológico do Rio Grande do Sul e, consequentemente, do Brasil, contribuição entendida como um processo contínuo de busca da melhoria da qualidade de vida da população e a proteção do meio ambiente”, sublinhou.