Nesta quinta-feira, dia 15 de setembro, a Universidade de Santa Cruz do Sul, por meio do Núcleo de Arte e Cultura, promove mais uma edição do Palco Unisc. Desta vez, o músico caxiense Valdir Verona será recebido pelo Duo Vento Madeira, formado por Henrique Elias Sulzbacher e Roberto Kittel Pohlmann. O show inicia às 20h, no auditório do Memorial da Unisc, e os ingressos podem ser adquiridos na Farmácia-Escola da universidade ou na hora do evento. Os valores são de R$ 5,00 e de R$ 10,00.

Valdir Verona, natural de Caxias do Sul, é músico há 30 anos, tendo trabalhado ao longo desse tempo com apresentações musicais em diversos formatos: solo, duos, trios, grupos, músico acompanhante, aulas de música, pesquisas, produções e direções musicais. Sua formação musical é composta pelos cursos de Teoria e Leitura Musical, de 1987 a 1989, no Instituto Johann Sebastian Bach e Academia de Educação Musical, de Caxias do Sul; de Violão Clássico, Harmonia e Improvisação, de 1992 a 1996, na Prelúdio Centro Instrumental; e de Técnica Vocal, na Sociedade de Cultura Musical da Universidade de Caxias do Sul (UCS), durante o ano de 2000.

Verona possui sete CDs e três livros com CDs encartados, além de diversas participações em gravações e produções de CDs e DVDs. Recebeu o Prêmio Excelência da Viola Caipira em duas edições; foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música em três oportunidades, pelos CDs Encontro das Águas, Uma Viola ao Sul e Na Estrada, esse último com três indicações: compositor, álbum e instrumentista.

Já o Duo Vento Madeira conta com Henrique Elias Sulzbacher, na shakuhachi, e Roberto Kittel Pohlmann, no violão. Sulzbacher atua há quase 20 anos com educação musical. Iniciou seus estudos com a guitarra e, mais tarde, agregou à sua carreira outros instrumentos, dentre eles o violino e a flauta. Há mais de 15 anos tem se dedicado ao estudo da música de outros países, principalmente a música japonesa e a flauta shakuhachi, da qual é um dos poucos construtores da América Latina.

Pohlmann também é educador musical e se dedica ao ensino, à pesquisa e à extensão na Escola de Música da Unisc, no Instituto Federal Catarinense – Campus Fraiburgo e na Escola Família Agrícola de Vale do Sol. Atualmente, o Duo Vento Madeira prepara seu primeiro disco, com lançamento previsto para 2017.

*Publicado por Felipe Nopes

*Publicado por Felipe Nopes