No dia 2 de fevereiro de 2007 ocorreu o primeiro encontro do grupo Sobre Livros e Leituras. A iniciativa partiu de técnicos da biblioteca da Unisc e de outros setores. O objetivo era reunir em Santa Cruz do Sul pessoas interessadas em compartilhar leituras e reflexões sobre obras literárias e assuntos correlatos. Desde lá, um conjunto diversificado de pessoas vem se encontrando mensalmente em um local previamente combinado. “Funciona como uma roda de conversa, bem informal, mas muito rica e agradável”, explica a bibliotecária da Universidade e uma das primeiras participantes da iniciativa cultural e comunitária, Jorcenita Alves Vieira. “No final de cada encontro, definimos a proposta para o próximo, que quase sempre é a leitura sobre alguma temática literária ou obra de um autor”, complementa.

Dando início às atividades de 2017, o grupo vai se reunir no próximo dia 18 de março, às 15h, na cafeteria Brandelero (rua Júlio de Castilhos, 245, Centro), destacando os autores que receberam o Prêmio Nobel de Literatura, obras e biografias, além do significado da premiação, considerada a máxima distinção mundial entre os literatos. O encontro é aberto a qualquer pessoa, independente de escolaridade, sem custo e sem necessidade de inscrição previa, bastando comparecer.

TEMAS - Entre os vários temas já abordados nas reuniões do grupo Sobre Livros e Leituras, estão obras de autores consagrados, tais como Mário Quintana, Clarice Lispector, Machado de Assis, Gabriel García Márquez e Fiódor Dostoiévski, e escritores locais, entre eles, Mauro Ulrich, Romar Beling, Cassionei Petry, Mauro Klafke e Valesca de Assis. Também textos de estudiosos como Charles Darwin, Sigmund Freud e Karl Marx fizeram parte dos bate-papos. Gêneros como ficção científica, literatura fantástica, biografia, poesia, história em quadrinhos e questões como distopia, mulheres na literatura, adaptações ao cinema voltam seguidamente às conversas, conforme o interesse dos participantes.

Mais detalhes podem ser obtidos no enderço https://www.facebook.com/groups/livroseleituras/

Foto: Grupo aberto para debater literatura a cada mês

*Publicado por Josemar Santos