A Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu a submissão de 192 projetos, vindos de escolas públicas municipais e estaduais e particulares dos Vales do Jacuí-centro e Rio Pardo e Litoral. Todos os trabalhos vão ser avaliados em uma primeira rodada de forma on-line por dois professores, levando em conta critérios relacionados à escrita e ao cumprimento das regras encontradas no regulamento para esta fase.
Segundo a coordenadora do evento, professora Cláudia Mendes Mählmann, entre os aspectos considerados estão a apresentação clara do resumo simples e do resumo expandido, que devem conter introdução, objetivos, justificativa, metodologia, análise dos resultados obtidos até o momento e conclusão. “Todos esses elementos”, conforme a professora, “quanto mais completos tiverem sido registrados no texto, mais oportunidade o projeto tem para seguir à próxima etapa”.
Ela ressalta também que são levados em conta na primeira avaliação aspectos como a relevância científica e inovadora do trabalho com perspectiva inclusiva, socioambiental e empreendedora. “Quanto mais esses elementos estiverem presentes no texto e com a clareza necessária, melhor vai ser sua nota”, diz Cláudia.
Aqueles projetos que tiverem as melhores notas em cada uma das 8 categorias vão para a segunda etapa do evento, quando vai ocorrer a apresentação oral remota ou presencial, de acordo com a escolha feita pelo responsável na hora da submissão do trabalho. “A divulgação dos projetos que vão para a próxima fase da Feira acontecerá em 6 de outubro”.
A Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade - integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pela Unisc, e conta com o apoio do CNPq e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 2026 as apresentações dos projetos ocorrerão entre 19 e 23 de outubro, de forma híbrida, com a possibilidade de apresentações presenciais ou remotas.


