A competição mundial ocorreu de 2 a 5 de outubro nos Estados Unidos
A equipe BAJA de Galpão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) participou da competição mundial de BAJA em Gray Court, Carolina do Sul, EUA. A competição ocorreu de 2 a 5 de outubro e a equipe de estudantes dos cursos de Engenharia da Universidade voltou de lá entre os dez melhores do mundo.


Homenagem na Câmara de Vereadores
O feito rendeu uma homenagem à equipe pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. O vereador Eduardo Wartchow (Novo) fez a entrega de uma moção de congratulações, em reconhecimento ao grupo pelo notável desempenho na competição Baja SAE Carolina 2025.
Ao defender a aprovação da moção, o vereador destacou os resultados recentes da equipe, demonstrando o elevado nível nas competições: em 2020 - Campeão Nacional e 5º colocado no Mundial; 2022 - 2º colocado Endurance (Mundial) e 1º colocado Manobrabilidade (Nacional); 2023 - Campeão do Baja Sul e 1º colocado em Frenagem e Suspensão (Nacional); 2024 - Campeão do Baja Sul e 1º colocado em Projeto, Design e Ergonomia (Nacional); e 2025 - 10º colocado geral no Mundial.

Saiba mais
O programa Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar a preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. Além de ser um cartão de visitas para ingresso no mercado de trabalho, percebido pelas empresas.
O modelo Baja surgiu dos veículos off-road que disputavam ralis no deserto da Península de Baja Califórnia, localizada no México. É um veículo monoposto tipo gaiola, de quatro rodas, construído para trafegar nos mais variados tipos de terreno (por isso off-road) e idealizado para disputas esportivas.


