Sílvio Nunes, acadêmico do curso de Direito da Unisc Capão da Canoa, realizou dois intercâmbios virtuais nas Universidades Santo Tomás, da Colômbia, e Nacional de Mar del Plata, da Argentina. A Unisc oferece intercâmbios virtuais desde o segundo semestre de 2020, para que os estudantes sigam tendo formação internacional e intercultural em tempos de pandemia.

A reinvenção no método dos intercâmbios foi uma resposta às medidas de prevenção à Covid-19, mas existe a possibilidade da iniciativa ser mantida no futuro. Segundo a Coordenadora da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), Cristiana Mueller, “vai depender da oferta das instituições estrangeiras e do interesse e procura dos alunos. Mas, pode ser uma excelente maneira de mais estudantes viverem uma experiência acadêmica internacional e terem uma formação de caráter global, sem os custos de mensalidade no exterior”.

Durante a pandemia, diversas Universidades estrangeiras conveniadas da Unisc passaram a ofertar intercâmbios virtuais. Além de proporcionar aos seus acadêmicos vivências internacionais nestas instituições de ensino, a Unisc também recebe estudantes de outros países na modalidade. Os intercâmbios virtuais podem ser realizadas por meio do programa Emovies, que é reconhecido pela Unesco e a Unisc faz parte, ou através da AAII.

O acadêmico Silvio Nunes conta que as aulas dos intercâmbios, ministradas em plataformas online, contavam com atividades em grupo, solução de cases reais e provas objetivas. “Os trabalhos em grupo proporcionaram interação universitária internacional. Foi uma grande vivência poder acompanhar as aulas em espanhol para sair da zona de conforto e crescer profissionalmente”, destaca.

Para Cristiana os maiores benefícios dos intercâmbio virtuais são a praticidade de ter aulas internacionais sem sair de casa, a possibilidade de melhorar outro idioma, criar contatos nas universidades e a aprendizagem com professores de outros países. "Acreditamos que através do Intercâmbio Virtual mais alunos da Unisc poderão ter uma experiência acadêmica internacional e que isso fará uma grande diferença na sua formação humanística, intercultural e profissional", explica.

Como funcionam os Intercâmbios Virtuais?

Acadêmicos da Unisc podem escolher até duas disciplinas ofertadas por universidades estrangeiras que cooperam com a Unisc e devem se inscrever conforme a oferta para seu curso. A AAII auxilia em todos os encaminhamentos para que o estudante seja matriculado na Universidade escolhida - para ter acesso às aulas sem sair de casa e sem os custos de mensalidades no exterior.

As inscrições são abertas em ofertas das Universidades conveniadas e no programa Emovies. Em 2021 mais de 80 universidades estão abertas para receber estudantes da Unisc. Confira as ofertas e/ou realize inscrições através do link https://www.unisc.br/pt/internacional/estudar-no-exterior# .