À Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação compete planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar as atividades de pesquisa e pós-graduação.
- convocar e presidir o Conselho de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Relações Comunitárias;
- supervisionar as atividades de pesquisa e pós-graduação dos órgãos vinculados à Pró-Reitoria, bem como propor ao Reitor a abertura de expedientes administrativos para apurar responsabilidades funcionais e aplicar as medidas cabíveis, independente de representação da unidade em que se encontra lotado o denunciado;
- promover a captação de recursos financeiros junto a entidades públicas e privadas e junto a organizações não-governamentais;
- promover a divulgação das atividades de pesquisa e pós-graduação;
- assinar a documentação relativa à pesquisa e pós-graduação da Universidade;
- propor a criação e a cessação de cursos e programas de pós-graduação, submetendo-os à análise do Conselho de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Relações Comunitárias;
- analisar os projetos de pesquisa e pós-graduação para posterior apreciação pelo Conselho de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão, e Relações Comunitárias, conforme previsto no Estatuto;
- promover e coordenar intercâmbio cultural com instituições congêneres;
- cumprir e fazer cumprir as decisões dos órgãos colegiados superiores;
- promover a integração de atividades de sua área;
- responsabilizar-se pelo planejamento das atividades de pesquisa, e pós-graduação, junto com o Conselho de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Relações Comunitárias;
- manter relacionamento e intercâmbio com instituições e organismos públicos e privados que atuam na área de pesquisa e pós-graduação;
- examinar propostas de convênio com entidades que ofereçam campo de aplicação para as atividades de pesquisa e pós-graduação, bem como outros convênios propostos pelos Departamentos, junto com o Conselho de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Relações Comunitárias;
- definir as atribuições de Coordenadores e Assessores da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; e
- exercer outras atribuições correlatas, previstas em Lei ou no Regimento Geral.
- Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu
- Coordenação de Pós-Graduação Stricto Sensu
- Coordenação de Pesquisa
- Comitê de Ética em Pesquisa
- Comissão de Ética no Uso de Animais
- CEPEDER
- Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia - NITT
- Editora
- Pólo de Modernização Tecnológica
- Incubadora Tecnológica - ITUNISC
- TecnoUnisc
08/03/2019
Resultado Preliminar do processo de seleção interna do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES – 2018/2019
Em atenção ao item 4.1.2.6 do Edital Nº 41/2018, do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES – 2018/2019, bem como ao item 4.3.4 do Edital Nº 01/2019 – PROPPG/UNISC, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul informa que foram aprovados os seguintes candidatos e respectivos períodos de bolsa no exterior:
Nome |
Período de bolsa no exterior |
Guilherme Estima Giacobbo |
01/08/2019 a 31/01/2020 (6 meses) |
Juliana Machado Fraga |
01/08/2019 a 31/01/2020 (6 meses) |
Maria de Fátima de Lima das Chagas |
01/11/2019 a 30/04/2020 (6 meses) |
Rafael Martins da Silva |
01/09/2019 a 31/08/2020 (12 meses) |
Taciane Lais da Silva |
01/08/2019 a 31/01/2020 (6 meses) |
Vanessa Costa de Oliveira |
01/08/2019 a 31/01/2020 (6 meses) |
22/02/2019
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação publicou o Edital Nº 01/2019 - PROPPG/UNISC que, em consonância com o disposto no Edital Nº 41/2018, do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/CAPES, regulamenta o processo de seleção interna na UNISC para o PDSE.
Neste ano, o PDSE apresenta uma nova vertente, tanto na formatação quanto no seu processo. Entre os focos do programa estão a ampliação da colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior e o auxílio no processo de internacionalização para as IES. As bolsas de estágio em pesquisa de doutorado no exterior devem estar alinhadas com o Plano de Internacionalização da UNISC.