AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Ementa

Os estudos em aquisição da linguagem e suas ramificações. Análise de teorias de aquisição da linguagem enquanto teorias sobre a cognição, comparando processos de aquisição da linguagem e de aprendizado da leitura.

Bibliografia

ADAMS, M. J.; FOORMAN, B. R.; LUNDBERG, I.; BEELER, T. Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BISHOP, D.; MOGFORD, K. Desenvolvimento da linguagem em circunstâncias excepcionais. Tradução Mônica Patrão Lomba e Leão Lankszner. Rio de Janeiro: Revinter, 2002.

BLOOM, P. How children learn the meaning of words. Cambridge: The MIT Press, 2001.

CORREA, Letícia M. S. Aquisição da linguagem: uma retrospectiva dos últimos trinta anos. DELTA, v. 15, n. Especial, São Paulo, 1999. Disponível em www.scielo.br
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44501999000300014&lng=pt&nrm=iso

ELMAN, J. et al. Rethinking innateness: a connectionist perspective on development. London: The MIT Press, 1996.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

FLETCHER, P.; MacWHINNEY, B. Compêndio da linguagem da criança. Tradução Marcos A. G. Domingues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

FROMKIN, V., RODMAN, R. Introdução à linguagem. Coimbra: Almedina, 1993.

GABRIEL, Rosângela. A aquisição das construções passivas em português e inglês: um estudo translingüístico. 2001. Tese de doutorado. PUCRS, Porto Alegre. Disponível em

GLEITMAN, L R.; LIBERMAN, M. Language: an invitation to cognitive science. Cambridge: The MIT Press, 1995.

HOUWER, Annick de. Aquisição bilíngüe da linguagem. In: FLETCHER, Paul & MACWHINNEY, Brian. Compêndio da linguagem da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

JUSCZYK, P. W. The discovery of spoken language. London: The MIT Press, 1998.

KATO, M. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

KINTSCH, W. Comprehension: a paradigm for cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

LAMPRECHT, R. R. (Org.). Aquisição da linguagem: questões e análises. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.

MACWHINNEY, B.; BATES, E. The cross-linguistic study of sentence processing. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

MORAIS, J. A arte de ler. São Paulo: UNESP, 1996.

MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. (Org.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001.

PIAGET, J. A linguagem e o pensamento da criança. Tradução Manuel Campos. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

PINKER, S. Words and rules: the ingredients of language. London: Weidenfeld & Nicolson, 1999.

POERSCH, José Marcelino; ROSSA, Adriana Angelim (orgs.). Processamento da linguagem e conexionismo. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007. 359p.

SANTOS, Raquel. A aquisição da linguagem. In: FIORIN, José L. (Org.). Introdução à lingüística: I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2004.

SCARPA, Ester M. Aquisição da linguagem. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A.C. (Org.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001. - volume 2

SCLIAR-CABRAL, Leonor. Princípios do sistema alfabético do português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2003.

SCLIAR-CABRAL, Leonor. Guia prático de alfabetização, baseado em princípios do sistema alfabético do português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2003.

SMITH, F. Compreendendo a leitura: uma análise psicolingüística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Destaques

Eventos

Media Center

MENU PRINCIPAL