Ementa
Os estudos em aquisição da linguagem e suas ramificações. Análise de teorias de aquisição da linguagem enquanto teorias sobre a cognição, comparando processos de aquisição da linguagem e de aprendizado da leitura.
Bibliografia
ADAMS, M. J.; FOORMAN, B. R.; LUNDBERG, I.; BEELER, T. Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BISHOP, D.; MOGFORD, K. Desenvolvimento da linguagem em circunstâncias excepcionais. Tradução Mônica Patrão Lomba e Leão Lankszner. Rio de Janeiro: Revinter, 2002.
BLOOM, P. How children learn the meaning of words. Cambridge: The MIT Press, 2001.
CORREA, Letícia M. S. Aquisição da linguagem: uma retrospectiva dos últimos trinta anos. DELTA, v. 15, n. Especial, São Paulo, 1999. Disponível em www.scielo.br
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44501999000300014&lng=pt&nrm=iso
ELMAN, J. et al. Rethinking innateness: a connectionist perspective on development. London: The MIT Press, 1996.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FLETCHER, P.; MacWHINNEY, B. Compêndio da linguagem da criança. Tradução Marcos A. G. Domingues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
FROMKIN, V., RODMAN, R. Introdução à linguagem. Coimbra: Almedina, 1993.
GABRIEL, Rosângela. A aquisição das construções passivas em português e inglês: um estudo translingüístico. 2001. Tese de doutorado. PUCRS, Porto Alegre. Disponível em
GLEITMAN, L R.; LIBERMAN, M. Language: an invitation to cognitive science. Cambridge: The MIT Press, 1995.
HOUWER, Annick de. Aquisição bilíngüe da linguagem. In: FLETCHER, Paul & MACWHINNEY, Brian. Compêndio da linguagem da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
JUSCZYK, P. W. The discovery of spoken language. London: The MIT Press, 1998.
KATO, M. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
KINTSCH, W. Comprehension: a paradigm for cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
LAMPRECHT, R. R. (Org.). Aquisição da linguagem: questões e análises. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.
MACWHINNEY, B.; BATES, E. The cross-linguistic study of sentence processing. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
MORAIS, J. A arte de ler. São Paulo: UNESP, 1996.
MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. (Org.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001.
PIAGET, J. A linguagem e o pensamento da criança. Tradução Manuel Campos. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PINKER, S. Words and rules: the ingredients of language. London: Weidenfeld & Nicolson, 1999.
POERSCH, José Marcelino; ROSSA, Adriana Angelim (orgs.). Processamento da linguagem e conexionismo. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007. 359p.
SANTOS, Raquel. A aquisição da linguagem. In: FIORIN, José L. (Org.). Introdução à lingüística: I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2004.
SCARPA, Ester M. Aquisição da linguagem. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A.C. (Org.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001. - volume 2
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Princípios do sistema alfabético do português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2003.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Guia prático de alfabetização, baseado em princípios do sistema alfabético do português do Brasil. São Paulo: Contexto, 2003.
SMITH, F. Compreendendo a leitura: uma análise psicolingüística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Aquisição da Linguagem e Aprendizado da Leitura
Notícias sobre

Curso de Matemática realiza 1ª Mostra de Modelagem Matemática Aplicada

Concerto especial marca os 20 anos da Orquestra de Câmara da Unisc

Unisc desenvolve plataforma integrada de dados para monitoramento da dengue nos Vales

Integrantes de Projeto da Unisc participam de Mostra Científica em Escola de Gramado Xavier