O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unisc está titulando os alunos da turma de mestrado oferecida no Ceará. Trata-se do final das atividades do Mestrado Interinstitucional (Minter) que o PPGD realizou em parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca). A aulas iniciaram em abril de 2015, com 30 alunos, e o curso foi encerrado em março de 2017, com as defesas de dissertações dos mestrandos.

A oferta de mestrados e de doutorados interinstitucionais é regulada pela Capes, órgão do governo responsável pelo credenciamento e pelo recredenciamento dos cursos de mestrado e de doutorado no Brasil. Por meio de projetos deste tipo, a Capes visa oportunizar o acesso à pós-graduação a alunos que estão em regiões do país onde esse nível de ensino é raro ou inexistente. Para ofertar o curso, o programa proponente tem que ter tido, pelo menos, conceito 5 no sistema de avaliação da Capes.

No caso da Urca, a instituição fica localizada na região do Cariri, na cidade de Crato, com aproximadamente 120 mil habitantes. Antes do Mestrado em Direito da Unisc chegar à localidade, os alunos que pretendiam fazer o curso precisavam viajar, pelo menos, 600 quilômetros até Fortaleza, ou então até Recife ou João Pessoa, onde há universidades que oferecem mestrado em Direito.

Para o bacharel em Direito pela Urca, professor e coordenador do curso de Direito da Faculdade Paraíso do Ceará (FAP-CE) e mestrando do Minter, Giácomo Farias, a Unisc fez uma grande diferença no seu processo de titulação. “Se não fosse pela Instituição, eu teria que deixar minha família e minha profissão para buscar, em grandes centros urbanos, um curso de mestrado. Não há dúvida que a Unisc cumpriu com sua missão de socializar o conhecimento, visando à formação de cidadãos livres, capazes e solidários, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável”, destaca.

Farias também salienta a importância de a universidade ter acreditado no interior do Ceará. “Distante 3.793 quilômetros de sua sede, valeu a pena cravar a pedra fundamental do início de uma revolução educacional de qualidade no ensino superior da região”, finaliza.

Professora da Urca há mais de dez anos, a mestranda Amanda Guilherme diz que o Minter foi uma grande oportunidade que a Unisc proporcionou aos estudantes. “A Instituição, em parceria com a Urca, nos possibilitou a realização do curso de Mestrado em Direitos Sociais e Políticas Públicas, com a excelência do ensino e com a participação de professores renomados, trazendo-nos à luz discussões teóricas importantes, clássicas e contemporâneas”, aponta.

A coordenadora do PPGD da Unisc, Marli Marlene Moraes da Costa, observa que foram muitos os ensinamentos durante os dois anos de atuação no Ceará. “A nossa experiência com a realização do Minter no Cariri foi maravilhosa, a boa vontade das pessoas que nos receberam, o entusiasmo dos alunos, a acolhida carinhosa dos gestores, dos docentes e dos discentes da Urca contribuíram muito para o resultado positivo do programa”, ressalta.

*Publicado por Felipe Nopes