Ascom Susepe

A Unisc sediou, nos dias 17 e 18 de outubro, no Auditório Central, o 1º Congresso Estadual de Políticas Públicas e Participação Social no Sistema Prisional. O objetivo do evento foi discutir a implantação da política de saúde no sistema prisional, debater sobre um novo modelo de gestão penitenciária e ampliação das Unidades Básicas de Saúde, entre outros.

O congresso foi dirigido aos servidores do sistema prisional e da área da saúde. Estudantes da Unisc também participam das atividades. “É necessário lançarmos um novo olhar sobre o sistema prisional, refletindo como a cooperação da sociedade pode se dar por meio de novas políticas públicas prisionais com vistas ao acesso à inclusão social da pessoa privada de liberdade, destacou a chefe de gabinete da Susepe, Alessandra Sperling, durante a abertura do encontro.

O congresso contou com a presença de autoridades do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Fiocruz/Distrito Federal, Ministério da Cidadania/DF, Ministério Público RS e PR, Conselho Nacional de Justiça, Laboratório de Gestão de Políticas Públicas, Federação dos Conselhos de Comunidade/RS, Conselho da Comunidade de Santa Cruz, Secretaria Estadual de Saúde do RS, de Pelotas, Universidade Nacional de Brasília/DF, Unisinos, Secretaria da Administração Penitenciárias (Seapen) e servidores da Susepe.

O evento foi realizado pela Susepe, Unisc, Conselhos de secretários municipais (Cosems), Federação dos Conselhos da Comunidades do RS. Os palestrantes debateram os seguintes temas: experiências bem-sucedidas dos conselhos da comunidade, perspectivas de cuidados em saúde mental, políticas de saúde no sistema prisional, saúde do trabalhador e trabalho, APACs, educação no sistema prisional, dentre outros. As atividades paralelas ocorreram durante os dias no Centro de Convivência da Unisc e saguão do bloco 3 da Universidade. No total, foram 300 participantes, sendo 31 palestrantes, com oito workshops, cinco mesas-redondas, 44 trabalhos apresentados em formato de pôster e 10 de forma oral, 60 testes rápidos realizados, cinco exposições de produtos do trabalho prisional e 50 atendimentos no espaço do cuidado.