Pesquisador de alto impacto global, Zhen Yang, está na lista dos 2% Melhores Cientistas do Mundo, de acordo com o ranking Stanford/Elsevier
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu, recentemente, a visita do professor Zhen Yang, professor titular do Departamento de Engenharia Química da Universidade Normal de Nanjing (NNU), situada em Nanquim, na China. A agenda foi organizada pelos professores Carlos Alexandre Lutterbeck, Ênio Leandro Machado e Adriane De Assis Lawisch Rodriguez, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA), e integrou as ações de fortalecimento da cooperação acadêmica internacional da instituição.
Durante a visita, Yang realizou uma apresentação para alunos e docentes do PPGTA, na qual apresentou a NNU e os principais eixos de suas pesquisas, com ênfase em saneamento e no desenvolvimento de tecnologias para tratamento de água e efluentes, incluindo floculação, adsorção, filtração por membranas, catálise e estratégias para o controle de contaminantes emergentes. Também foram abordadas experiências de cooperação científica com pesquisadores de diferentes países.
O professor conheceu as instalações da Unisc, incluindo laboratórios de ensino e pesquisa, bem como as estações de tratamento de efluentes do campus central e do Hospital Veterinário, possibilitando a troca de informações técnicas sobre soluções descentralizadas e tecnologias aplicadas ao tratamento de águas residuárias. A programação incluiu a recepção do Reitor Rafael Henn e da Assessoria Internacional da Unisc no Gabinete da reitoria, com o objetivo de estreitar relações e avançar na consolidação de uma parceria acadêmica e científica com a NNU.
Para o reitor, Rafael Frederico Henn "a visita do Prof. Dr. Zhen Yang evidencia a excelência da pesquisa desenvolvida na Unisc. A articulação multilateral via BRICS-STI é estratégica, pois o acesso a recursos externos e a parcerias internacionais são essenciais para a internacionalização da nossa Pós-Graduação e para o fortalecimento da inovação científica em nossa instituição”, avalia.
A visita insere-se no contexto das colaborações internacionais do PPGTA, que integra o projeto Hybrid Non Sewered Wastewater Treatment System for Safe Discharge and Reuse, em português, Sistema Híbrido de Tratamento de Efluentes para Reuso (HyWaTS), aprovado na 5ª Chamada BRICS–STI, envolvendo instituições do Brasil, Índia, China e África do Sul. Essas ações reforçam o compromisso do Programa com a internacionalização da pós-graduação, em um momento especialmente relevante, marcado pela recente atribuição da nota 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), posicionando o PPGTA entre os programas de destaque da área de Engenharias I no Brasil.
Para o coordenador da Assessoria Internacional, André Maurer, o encontro representa um marco na aproximação da Universidade com o BRICS. "Esta visita vinculada ao projeto HyWaTS (BRICS - STI) nos aproxima de países com os quais buscamos intensificar relações, neste projeto a China, a África do Sul e a Índia. A partir da construção de novas parcerias se abrem oportunidades de colaboração na pesquisa, no ensino e na oferta de intercâmbio acadêmico".

Relação com a Unisc
A Unisc integra o projeto juntamente com as Instituições de Ensino Superior (IES), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciência e Tecnologia Birla (Índia), Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim (China) e a Universidade de KwaZulu-Natal (África do Sul). O Projeto é coordenado na Unisc pelo professor Carlos Alexandre Lutterbeck e pelo professor Ênio Machado, ambos do PPGTA. Em outubro de 2026, a Unisc sediará o 5º Simpósio Sul de Inovações em Tecnologias Ambientais, onde receberá as comitivas oficiais de todos esses países BRICS.


