Os eventos ocorrem de 21 a 25 de agosto

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realiza entre os dias 21 a 25 de agosto, no campus de Santa Cruz do Sul, o XI Colóquio Internacional Leitura e Cognição. A atividade é promovida pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Letras; cursos de Letras e de Comunicação Social e Departamento de Ciências, Humanidades e Educação. O Colóquio ocorre com a XXIII Semana Acadêmica de Letras e o tema geral da edição é “Futuros em Ancestralidade: linguagens, culturas e identidades na América Latina”.

A edição de 2023 será marcada pela volta das atividades presenciais. Palestrantes, apresentadores de trabalhos e ouvintes irão se reunir no anfiteatro do bloco 18 e em diversos outros espaços do campus para assistirem a conferências nacionais e internacionais, palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentação de trabalhos científicos orais e em pôsteres, e lançamento de livros.

O Colóquio mantém a tradição de ter convidados internacionais expoentes nas áreas temáticas do evento, palestrando para professores, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação de Santa Cruz e de outros municípios do Estado e do país. A conferência de abertura será feita por José Sueli de Magalhães, professor da Universidade Federal de Uberlândia e Coordenador da área de Linguística e Literatura da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que falará sobre “O papel do pesquisador e sua função social”. Já a conferência de encerramento será sobre Violências e afetos na literatura argentina do século XXI, com Laura Fadiño, professora da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina.

Além destes, estarão palestrando no Colóquio e na Semana de Letras: Raquel Teixeira, Secretária de Educação do Rio Grande do Sul; Luiz Maurício Azevedo da Silva, Ingrid Finger, Ubiratã Kichhöfel Alves, Lilian Ramos e Rita Lenira de Freitas Bittencourt, todos da Ufrgs; Maria Mertzani (Unisc); Anselmo Peres Alós (UFSM); Débora Cota (Universidade Federal da Integração Latino-Americana); Fabiane Verardi (UPF); Ana Paula Teixeira Porto (URI) e Zília Letícia Goulart Pereira Rêgo (UFP). Ainda, o Colóquio irá oferecer dez oficinas e 13 simpósios temáticos.

Conforme o coordenador do evento, Rafael Eisinger Guimarães, professor do mestrado e doutorado e da graduação em Letras da Unisc, o Colóquio Leitura e Cognição, desde sua primeira edição em 2003, vem reunindo, a cada dois anos, pesquisadoras e pesquisadores de renome nacional e internacional. “Promove uma reflexão conjunta e articulada sobre as principais questões teóricas da área de Linguística e Literatura e as interfaces com as demais áreas das Humanidades, discutindo os avanços na pesquisa e no ensino alcançados nas últimas décadas, bem como projetando novos caminhos para que a comunidade acadêmica continue contribuindo para o desenvolvimento educacional, científico e artístico da região, do estado e do país”, fala.

Os eventos são abertos à comunidade e estão com inscrições abertas. Os participantes da categoria ouvintes podem se inscrever até o primeiro dia do evento, 21 de agosto, por meio do site oficial unisc.br/site/coloquio2023