Ao longo do mês de outubro, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) promove a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o tema “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”, promovendo ações e oficinas em toda a região de abrangência da Universidade. O objetivo é socializar a ciência, em todas as áreas do conhecimento, para estimular o conhecimento e a inovação.

O evento é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As atividades propostas foram organizadas pelos Programas de Pós-Graduação em Administração, Educação, Promoção da Saúde, Psicologia, Sistemas e Processos Industriais. O formato do evento será híbrido, alternando entre plataformas como Google Meet e Youtube e, quando possível, presencialmente na Universidade e nas escolas participantes. A comunidade, especialmente alunos de escolas do ensino fundamental e médio foram convidados a participar.

O evento abordou diferentes temas, como saúde mental, agricultura local, educação, cocriação. Além disso, integram a programação a Feira de Ciências e a IV Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia.