Inscrições para a especialização presencial, que ocorre em parceria com a Escola Superior de Auditoria Pública, podem ser feitas em unisc.br

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), em parceria com a Escola Superior de Auditoria Pública (ESAP), está com inscrições abertas para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA Planejamento e Desenvolvimento Municipal. O curso presencial tem por objetivo a qualificação de pessoal de nível superior atuante na administração e câmara municipal, e demais órgãos e instituições públicas que atuam nas regiões, visando qualificar o exercício de atividades técnicas e gerenciais, a concepção e práticas de planejamento e desenvolvimento municipal e regional.

O curso está sendo oferecido com base no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo 2015-2030, a partir de consulta e articulação com organizações regionais, como, por exemplo, Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede), Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo. Por ter sido construído por demanda e em articulação com organizações da região, as atividades contarão com o apoio dessas entidades, através de palestrantes convidados. O público-alvo são portadores de diploma de curso superior, servidores e funcionários públicos de todos os níveis da federação (municipal, estadual e federal), vereadores, lideranças comunitárias, profissionais liberais, profissionais da iniciativa privada, consultores, agentes das organizações da sociedade civil e cidadãos interessados em ampliar a compreensão sobre novos rumos da administração pública municipal.

De acordo com o professor Rogério Silveira, a proposta é oferecer ao estudante um aprofundamento sobre a compreensão e aplicação prática dos conceitos básicos nas áreas funcionais chave do Estado e organizações da sociedade civil em gestão, estratégia, operações, finanças públicas e recursos humanos necessários ao desenvolvimento municipal e regional. “Também propõe ampliar habilidade para diagnosticar, analisar e oferecer soluções para situações organizacionais complexas, bem como ampliar capacidades para fazer a integração das áreas funcionais da prefeitura para contribuir nas tomadas de decisões para a organização como um todo”, ressaltou.

Já o professor Markus Brose, que também coordena o curso, a especialização está baseada em consulta a gestores e técnicos de prefeituras, consórcios e conselhos municipais, que colaboraram na construção da proposta pedagógica do curso. “Dessa forma, busca-se, por meio dessa especialização, estimular a tomada de consciência sobre a atualização das políticas públicas e as capacidades necessárias para aprofundar de modo sistemático o conhecimento acerca do contexto socioeconômico, cultural e político que conformam o campo da gestão pública”, enfatizou.

Com carga horária de 360 horas, o curso terá aulas três vezes ao mês, sexta-feira à noite (4h) e sábado pela manhã (4h). Serão dois finais de semana ao mês com aula no campus Santa Cruz do Sul e um final de semana ao mês com aula síncrona on-line. As inscrições podem ser realizadas em: unisc.br/pos