AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Shampoos, sabonetes e materiais de Educação Física foram repassados

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio de projeto contemplado pela Vara de Execução Penal de Santa Cruz do Sul, realizou nesta semana a entrega de produtos e materiais voltados à promoção da saúde e prevenção de doenças no sistema prisional. A iniciativa é desenvolvida pelo Projeto de Extensão Pró-Saúde e pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão com Foco no Sistema Prisional (Nupesisp).

A proposta foi submetida pela professora da Unisc e coordenadora do Nupesisp, Lia Gonçalves Possuelo e pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Daiane Kist Back. Como parte das ações previstas, foram produzidos 400 shampoos e 400 sabonetes medicinais utilizando extratos de cravo e alecrim, para prevenção de escabiose. Os materiais foram entregues ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, beneficiando Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) e contribuindo para ações de cuidado em saúde dentro da unidade.

A produção contou com a parceria do Curso de Farmácia, da Farmácia Escola e do projeto Pró-Saúde da Universidade, sob coordenação dos professores Claudia Muller e Tiago Heringer. Essa etapa também adotou práticas sustentáveis, utilizando garrafas PET para o envase dos shampoos, e caixas de leite como formas para a elaboração dos sabonetes.

Além disso, o Projeto possibilitou a aquisição e disponibilização de materiais de Educação Física — como caneleiras, halteres, escada de mobilidade e cones — à 8ª Delegacia Penitenciária Regional do Rio Grande do Sul. Os itens serão utilizados para atividades de ginástica laboral e práticas físicas voltadas aos servidores da Polícia Penal, bem como à população privada de liberdade, com foco na promoção da saúde, prevenção de doenças, bem-estar e qualidade de vida.

Texto: Estagiária Eduarda Beulke Gomes
sob supervisão das jornalistas Tatiane Luci Rodrigues e Bruna Lovato

Doação Divulgação

Doação1 Divulgação

MENU PRINCIPAL