Divulgação

O Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) completou 25 anos de atendimento à comunidade no último dia 9. Atualmente, disponibiliza serviços de psicologia, enfermagem, nutrição e medicina. No ano passado, o SIS realizou 58.744 atendimentos, sendo que foram realizadas 44.508 aplicações de vacinas contra a Covid-19, evidenciando o intuito do local que é prestar atendimento à comunidade de Santa Cruz do Sul e região.

Inicialmente, o SIS foi implantado para contemplar as necessidades orientadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação do curso de Psicologia, que necessitava ter uma clínica escola onde os estudantes pudessem realizar o estágio final do curso. Na época, a coordenação da Psicologia convidou o curso de Enfermagem para montarem a clínica de forma conjunta. Mais tarde, a Nutrição e a Medicina passaram a realizar atividades no SIS. É um local de planejamento e execução de práticas clínicas que reúnem estagiários e supervisores das várias profissões que trabalham com diagnósticos, tratamento, reinserção social, prevenção e promoção de saúde.

“O SIS nestes 25 anos tem impacto de forma direta nas condições de saúde de seus usuários, com ações de educação, prevenção e promoção de saúde. Realiza grupos em distintas áreas, entre eles o grupo de doenças crônicas que ocorre desde o início do SIS e ocorre no formato interdisciplinar”, diz a professora Vera Somavilla, coordenadora técnica da área de enfermagem do SIS. Além dela, Marília Dornelles Bastos é a professora coordenadora técnica da área de medicina; Fabiana Assmann Poll é a professora coordenadora técnica da área de nutrição; e Jerto Cardoso da Silva, professor coordenador técnico da área de psicologia.

Pandemia

Em 2020, com a pandemia de Covid-19, o SIS se deparou com uma série de desafios a serem superados. Entre eles adequar o trabalho às novas diretrizes de atendimento, manter a qualidade do atendimento baseadas nas premissas da humanização do cuidado. “Diante disto, a equipe se deparou com um modelo sem precedente de se relacionar com o usuário, completamente distinto e porque não dizer assombrado pelo receio de contágio”, fala Vera.

Em 2021, 607 estudantes realizaram atividades curriculares no SIS, e 126 desenvolveram práticas independentes para o núcleo flexível dos respectivos cursos. “Continuamos a  inovar, superar desafios, descobrir e aprender novas maneiras de atender o público interno e externo, mediante cumprimento de normas e exigências, ainda assim o SIS prestou um total de 58.744 atendimentos”, ressalta Vera.

Enfermagem

Na área de enfermagem são realizadas consultas, busca ativa de pacientes, visitas domiciliares, ações de educação em saúde (palestras, rodas de conversa, feiras de saúde etc.) São prestados serviços como aplicação de medicação, controle de batimentos cardiofetais, coleta de citopatológico (para prevenção do câncer do colo do útero), coleta do teste do pezinho, curativos, exame de mama, imunizações  de acordo com calendário vacinal do Ministério da Saúde, nebulizações, entre outros. Ainda possui grupos dedicados à saúde da mulher e para diabéticos e hipertensos.

Medicina

Possui o Ambulatório de Criança e Adolescente com o objetivo de ofertar atendimento de rotina na faixa etária pediátrica que compreende desde o recém-nascido até os 18 anos incompletos. Também, o Ambulatório de Infectologia que neste semestre é realizado semanalmente às quartas-feiras, no turno da manhã. Os pacientes com doenças infecciosas e parasitárias são atendidos pela médica infectologista em parceria com a equipe multiprofissional  e acadêmicos dos cursos que atuam no SIS. E, o Ambulatório de Pneumopediatria que tem como objetivo principal receber pacientes com doenças pulmonares crônicas para realizar o acompanhamento e o seguimento dos tratamentos destes pacientes.

Nutrição

Os alunos exercem atividades como avaliação nutricional, física e antropométrica, atendimento ambulatorial individual presencial e online para população em geral de crianças, adolescentes, adultos, atletas, praticantes de atividade física e idosos. Dispõe de atividades educativas voltadas para a comunidade. O principal objetivo é orientar as pessoas acerca da alimentação balanceada, saborosa e saudável com enfoque para o controle do peso, dislipidemias (presença de alto nível de gordura no sangue), hipertensão arterial e diabetes.

Psicologia

Realiza atendimento individual, psicoterapia para crianças, adolescentes e adultos, atendimento psiquiátrico e psicodiagnósticos. Também são desenvolvidos grupos terapêuticos de acordo com o planejamento dos estagiários, estes grupos são direcionados para crianças, adolescentes, adultos, casais, idosos e abordam uma multiplicidade de temáticas.