AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

No espaço, os alunos tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre as missões espaciais da agência americana 

No último dia 30, estudantes do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental, das escolas municipais Guido Herberts e Luiz Schroeder, visitaram o Space Adventure, museu imersivo da Nasa, em Canela. Os 34 alunos fazem parte do Projeto Praça STEM: Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), uma parceria entre a Unisc, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a empresa Mercur, que pretende despertar nos estudantes do Ensino Fundamental das escolas públicas da cidade o interesse pelas áreas de Exatas.  

Os jovens foram acompanhados pela coordenadora do Projeto, professora Alessandra Gobbi e pelos monitores, Douglas Schuh, Gabriel Fontanari, Jullia Pereira, Letícia Blank e da mestranda Luciana Santos. No espaço, os alunos tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre as missões espaciais da agência americana. Conheceram, a história dos projetos Mercury, Gemini e Apollo, responsáveis pela ida do ser humano à lua.  

Também puderam observar de perto mais de 270 itens originais de missões espaciais, além de conhecerem réplicas perfeitas de foguetes e satélites. Eles também vivenciaram uma simulação de viagem espacial até a lua e viveram a magia do universo, através de um filme desenvolvido em parceria com o Museu Americano de História Natural de Nova York. 

Saiba mais

O Projeto Praça STEM é financiado pelo edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. O Programa adota uma abordagem dinâmica e lúdica, que integra experiências práticas como a visita ao museu, estimulando o interesse dos alunos por matemática, física, ciências e suas conexões com engenharias e arquitetura.

No âmbito da arquitetura, a relação se estabelece pelas pesquisas voltadas à infraestrutura de bases espaciais, às condições de habitabilidade em ambientes extremos e ao design de habitats inovadores. Aspectos que são essenciais tanto para a exploração espacial quanto para reflexões sobre sustentabilidade e urbanismo na Terra.

WhatsApp Image 2025 10 02 at 16.25.23

MENU PRINCIPAL