AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Contribuir para difundir conhecimentos em relação a mudanças climáticas e seus impactos no debate regional sobre desenvolvimento, com base em uma estratégia de comunicação cientifica. Esse é o principal objetivo do projeto Adaptação à Mudança Climática na Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, cujo encarte destinado à população, com informações sobre fenômenos naturais e o clima da região, foi lançado na tarde desta quarta-feira, dia 23 de novembro, na sala 404 da Unisc.

O encontro reuniu jornalistas e radialistas da região, além de integrantes da Defesa Civil do município, da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros. De acordo com o coordenador do projeto e professor do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc, Markus Erwin Brose, a alteração do clima é um assunto que veio para ficar. “Esse tema está entre nós e os impactos já são sentidos, pois as mudanças climáticas também afetam a economia como um todo”, destacou.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e coordenador da Estação Meteorológica da Unisc, Marcelino Hoppe, acredita que as recentes mudanças climáticas ocorridas na região podem ser uma tendência. “Um evento climático que antes demorava cerca de 100 anos para bater recorde, agora leva em torno de 500 dias”, ressaltou. Hoppe observou que as noites estão com temperaturas mais elevadas e que atualmente há menos dias de chuva, porém com mais intensidade.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, tenente José Joaquim Dias Barbosa, dificilmente a entidade é vista pela sociedade exercendo a função de prevenção aos desastres naturais, o que é fundamental para auxiliar comunidades que residem em áreas de risco. “O encarte será de grande ajuda para informar a população sobre as mudanças climáticas. Parabenizo a Unisc por essa iniciativa”, salientou.

Para a presidente do Comitê de Bacia do Rio Pardo, Valéria Borges Vaz, o material também visa fornecer à comunidade mais conhecimento sobre as bacias hidrográficas, sinalizando onde começam e terminam. “A falta de água também nos atinge quando não sabemos fazer a gestão correta durante o período de chuva. Há muitas informações que precisam ser repassadas e absorvidas pela população”, apontou.

Mais informação

Em quatro páginas, o encarte traz dados sobre a Defesa Civil, a gestão de riscos em desastres, a campanha nacional de cidades resilientes, as mudanças climáticas e seus impactos, entre outros, assim como os resultados das pesquisas do Núcleo de Gestão Pública da Unisc (NGP) e o trabalho do Comitê do Rio Pardo. O projeto amplia a parceria existente entre o NGP e a Defesa Civil, que atua junto aos Núcleos Comunitários de Defesa Civil de Santa Cruz do Sul (Nudec), buscando iniciar, também, a divulgação de informações de base científica em outros municípios do Vale do Rio Pardo.

O encarte está circulando na edição desta quinta-feira, 24 de novembro, do jornal Arauto, de Vera Cruz, e será distribuído junto com a edição desta sexta-feira, 25 de novembro, do jornal Tribuna Popular, de Sinimbu. A ideia é que outros encartes sobre mudanças climáticas sejam produzidos no decorrer de 2017.

 

 

Publicado por Felipe Nopes

MENU PRINCIPAL