Fotos: Divulgação

Os alunos bolsistas do projeto de extensão Pró-Saúde da Unisc, em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, promoveram a Semana de Combate às Hepatites Virais, nos Postos de Saúde e no Centro Odontológico do município. O objetivo foi informar e sensibilizar a comunidade sobre hepatites virais, encorajando a prevenção, o diagnóstico e o tratamento. Foram realizadas salas de espera nas Estratégias de Saúde da Família Faxinal, Arroio Grande e Senai e no Centro Odontológico, no período de 9 a 11 de julho.

Um total de 72 pessoas das comunidades locais e profissionais da saúde participaram das atividades. Os estudantes distribuíram fôlderes e cruzadinhas sobre o tema. Na sala de espera das unidades de saúde, ocorreu o jogo Pega ou Não Pega, com o intuito de esclarecer as formas de transmissão das hepatites. Foi aplicado ainda, com os dentistas e os auxiliares de saúde bucal de cada unidade, um questionário sobre os riscos de contaminação na rotina odontológica.