Entre os dias 30 de novembro e 1° de dezembro, ocorreu em Brasília, na sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), o “Encontro do Programa Produtor de Água: Conquistas e Próximos Desafios”. A atividade  reuniu mais de 140 pessoas, entre representantes de projetos produtores de água, parceiros das iniciativas, órgãos gestores de recursos hídricos e meio ambiente, comitês e agências de bacias hidrográficas, agências reguladoras de serviços, companhias de saneamento básico, organizações da sociedade civil, universidades, entre outros.

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) esteve representada pelo professor do Curso de Engenharia Ambiental, Marcelo Luís Kronbauer, coordenador técnico do Programa Protetor das Águas de Vera Cruz, para discutir metodologias de monitoramento e divulgação de resultados, além dos da importância de iniciativas como essa para em um contexto de mudanças climáticas.

Programa Produtor de Água

O Programa Produtor de Água foi criado no ano de 2001, sendo uma iniciativa federal que busca apoiar projetos que contenham ações de conservação de recursos hídricos no meio rural com foco na segurança hídrica, no reconhecimento e no estímulo aos serviços ambientais prestados pelos produtores rurais através das ações de conservação de água e solo em suas propriedades.

Programa Protetor das Águas de Vera Cruz

Em 2011, quando o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) ainda era algo pouco conhecido no Sul do Brasil, foi lançado, em Vera Cruz (RS), o inovador Protetor das Águas, através do qual os proprietários rurais passaram a receber recompensa financeira por sua contribuição com a preservação dos recursos naturais, tornando-se, além de produtores rurais, também “produtores de água”. O local escolhido para implantação do projeto-piloto foi a bacia hidrográfica do Arroio Andréas,

No ano de 2013, o projeto Protetor das Águas foi reconhecido e certificado como Produtor de Água pela ANA, passando a ser o único projeto do Rio Grande do Sul a integrar o Programa Produtor de Água.

O programa conta hoje com uma unidade gestora de projeto, que envolve a Prefeitura Municipal de Vera Cruz, Philip Morris Brasil, Universidade de Santa Cruz do Sul, Agência Nacional de Águas e Saneamento, Comitê Pardo, Afubra e Emater-RS/ASCAR.

WhatsApp Image 2023 12 05 at 09.05.56 1