O professor Eduardo Lobo Alcayaga, do Departamento de Biologia e Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado da Unisc, participou, de 8 a 21 de setembro, do 35º Colóquio da Associação de Diatomólogos de Língua Francesa (ADLaF - 2016), na cidade de Belvoux, em Luxemburgo.

Além disso, realizou uma visita técnica no Luxembourg Institute of Science and Technology (List), onde teve a oportunidade de discutir com outros pesquisadores sobre resultados de estudos taxonômicos e ecológicos de amostras de diatomáceas coletadas em rios do sul do Brasil, bem como a preparação de artigos científicos conjuntos para publicação em revistas especializadas.

No ADLaF, o docente teve a oportunidade de apresentar dois trabalhos científicos com resultados de pesquisas sobre a realidade regional. Um deles, intitulado Développement de l’Indice Trophique de Qualité de l’Eau (ITQE) pour les systèmes lotiques brésiliens tempérés subtropicaux, foi produzido em parceria com os autores Marilia Schuch, Carla Giselda Heinrich, Adilson Ben da Costa e Adriana Düpont, da Unisc, e com os pesquisadores Carlos Eduardo Wetzel e Luc Ector, do List.

O outro trabalho foi sobre Diatomées épilithiques tolérantes à la contamination fécale dans le Lac Guaíba, RS, une région subtropicale dans le sud du Brésil, dos autores Saionara Eliane Salomoni, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs); Lezilda Torgan, do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul; e Eduardo Lobo Alcayaga, da Unisc.

O Colóquio possibilitou, ainda, contato entre os mais importantes pesquisadores que estudam as diatomáceas, representando, assim, um importante momento à ciência. Entre eles, o professor Horst Lange-Bertalot, renomado cientista alemão que iniciou seu trabalho com diatomáceas em 1974, no Instituto de Botânica da Universidade Goethe, Frankfurt, em distintas áreas, como taxonomia, sistemática e ecologia, incluindo biogeografia e paleoecologia. Com centenas de artigos e de livros publicados, com especial destaque para os quatro volumes de Flora Diatomológica da Europa, Lange-Bertalot continua sendo, referência internacional para o estudo das diatomáceas no mundo.

“Esta interação de cientistas renomados mostra o potencial de pesquisa de reconhecimento internacional que a Unisc possui por meio da atuação de seus professores. Além disso, cabe destacar que a apresentação de resultados de pesquisas locais em eventos internacionais e a criação de redes de pesquisa como esta desenvolvida pelo professor Lobo refletem o caráter da internacionalização da Unisc”, destaca a coordenadora da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da Unisc, Cristiana Mueller.

Na foto (da esq. para a dir.): Luc Ector, Eduardo Lobo, Horst Lange-Bertalot e Carlos Wetzel

*Publicado por Felipe Nopes