O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Unisc, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), organizou uma viagem de estudos para a cidade de Maimará, na Argentina. O objetivo dos alunos e dos docentes envolvidos foi a participação na 5ª Jornada do Pensamento de Rodolfo Kusch, realizada entre os dias 19 e 22 de outubro, na Universidad Nacional de Tres de Febrero (Untref).

Na viagem, estiveram presentes as professoras Ana Luisa Teixeira de Menezes e Josiane Abrunhosa da Silva Ulrich, da Unisc, além de uma docente da Ufrgs e 18 acadêmicos das duas universidades. Para o ano de 2019, a equipe está planejando participar da 8ª Jornada do Pensamento de Rodolfo Kusch, que ocorrerá em Porto Alegre (RS).

Trabalhos apresentados pelo PPGEdu da Unisc:

- Interfaces entre a produção de conhecimentos ameríndios, infâncias e as relações de gênero com os Guarani.

Autoras: Josiane Abrunhosa da Silva Ulrich e Ana Luisa Teixeira Menezes.

- A Educação a Distância (EaD) na formação de professores: reflexões à luz do pensamento de Rodolfo Kusch e das Epistemologias do Sul.

Autora: Fátima Rosane Silveira Souza.

- A Opy como prima matéria: o corpo-espírito na estética Mbyá-Guarani.

Autoras: Ana Luisa Teixeira de Menezes e Sandra Simonis Richter.

- O lugar do mito, do simbolismo e da espiritualidade na infância Guarani: uma leitura a partir da perspectiva de Kusch, Campbell e Jung.

Autoras: Ana Luisa Teixeira de Menezes e Ana Maria Melo de Pinho.

Parceria com a Ufrgs

A parceria da Unisc com a Ufrgs também está presente em outras atividades acadêmicas. Desde o mês de agosto deste ano, a professora Ana Luisa Teixeira de Menezes está lecionando na universidade federal como docente convidada da disciplina Bases filosóficas para reflexão de uma Educação Descolonial: o pensamento de Rodolfo Kusch. As aulas ministradas pela professora são semanais e alguns alunos do PPGEdu da Unisc também estão participando.

Além disso, Ana Luisa foi contemplada com uma bolsa de pós-doutorado do CNPq, cujo curso será realizado na Ufrgs, sob orientação da professora Maria Aparecida Bergamaschi. Segundo a docente, parte do estudo será feito na Universidade de Cauca, na Colômbia.

argentina2

argentina1